sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Acupuntura Ryodoraku: Aliando as técnicas orientais às técnicas ocidentais, surge, num patamar mais científico e objetivo

Este é um estilo de acupuntura japonesa cujo objetivo principal é a regulação do sistema nervoso autônomo e cujo método de tratamento é baseado em pontos electro permeáveis na superfície do corpo.
Na generalidade, a acupuntura japonesa tem sido considerada semelhante à acupuntura chinesa. No entanto, a acupuntura no Japão, apesar de ter sido influenciada pelas teorias da Medicina Tradicional Chinesa há mais de 1500 anos, tem seguido os seus próprios caminhos, mantendo as características da cultura japonesa, de aperfeiçoamento constante, de objetividade prática e de grande criatividade.


A criação de modelos de aparelhos de eletroestimulação com o objetivo de potenciar a estimulação da acupuntura, especialmente no que diz respeito ao tratamento de algias (dores), verificou-se a partir do início do século XX. O resultado tem sido o desenvolvimento de um modelo integrado de eletroacupunctura que associa a teoria médica tradicional ao conhecimento científico vigente.

Origens do Ryodoraku
O dr. Yoshio Nakatani, professor de Medicina da Universidade de Quioto, no Japão, foi quem descobriu e formulou a teoria e a terapia Ryodoraku, em 1950. Medindo a eletrocondutividade da pele através do microamperímetro, descobriu um grande número de pontos com eletrocondutividade, permitindo a entrada da corrente elétrica.
Analisando tais pontos na pele de várias pessoas, encontrou vários conjuntos de pontos com valores próximos entre si. Em cada conjunto, interligando os pontos, obteve uma linha peculiar. O mais interessante é que tais linhas, mesmo desenhadas em pessoas diferentes, coincidiam nos trajetos e nas posições dos pontos.
Com bases nestas experiências, o dr. Yoshio Nakatani desenvolveu a teoria na qual estabelece uma correspondência entre os pontos e os meridianos de acupuntura, passando a denominá-los de ryodoten (pontos eletropermeáveis) e de Ryodoraku (alinhamento sistemático dos pontos eletropermeáveis).
Continuando a pesquisa, Nakatani estudou vários casos de doenças, encontrando um Ryodoraku correspondente a cada órgão doente. Assim, foram identificadas 12 linhas Ryodoraku (divididas entre os canais das mãos – membros superiores – e os dos pés – membros inferiores).
Verificou-se ainda que, através da condutividade eletrodérmica, é possível observar a função dos nervos simpáticos localizados à superfície do corpo e descortinar relacionamentos dos mesmos com órgãos e vísceras em particular. Estudando um grande número de pessoas saudáveis, Nakatani chegou à conclusão de que as leituras dos pontos eletrocondutores de cada indivíduo variavam pouco em relação à média aritmética de todos os pontos do seu corpo.
Nas pessoas com problemas de saúde, os pontos de alguns meridianos apresentavam leituras muito elevadas e, outros, leituras muito baixas. Estudando os sintomas de cada órgão, concluiu que as leituras elevadas estão ligadas ao sistema simpático (Yang), e as leituras baixas, ao sistema parassimpático (Yin). Deste modo, as pessoas ficam desequilibradas ou doentes devido aos distúrbios do Sistema Nervoso Autônomo.

Regulação do Sistema Nervoso Autônomo
Quando um estímulo é aplicado ao corpo humano através da sua superfície, invariavelmente ocorre uma reação em algum lugar do corpo. Por outras palavras, quando é aplicada uma estimulação, esta passa ao longo dos nervos sensoriais alcançando os centros nervosos superiores onde serão posteriormente ativados os nervos motores e os nervos autónomos simpáticos e parassimpáticos. Desta forma, o Sistema Nervoso Autónomo exerce uma ação sobre:

• Controlo dos órgãos internos; 

• Controlo da secreção de sucos digestivos; 

• Controlo do sistema circulatório; 

• Controlo do metabolismo; 

• Controlo direto e indireto das glândulas endócrinas.

Processo de medição
O instrumento utilizado para a medição Ryodoraku é um microamperímetro com uma ponta de leitura de metal. Para fechar o circuito, o cliente deve segurar um cilindro metálico. Durante o processo de medição, o terapeuta encosta o elétrodo medidor perpendicularmente ao ponto de medição.
A pressão sobre o ponto deve ser leve. A mesma pressão deverá ser usada em todos os pontos. Os valores deverão ser lidos no máximo após 3 segundos. Caso ocorrer algum problema, uma nova medição naquele ponto somente poderá ser feita depois de algum tempo (cerca de 20 segundos).

Método
Expansão
Este método terapêutico e de diagnóstico, denominado como Electroacupunctura Ryodoraku, foi reconhecido por diversos países ocidentais, aquando da sua introdução nos anos 60. O método Ryodoraku desempenhou um papel importante para a acupuntura como o primeiro passo para torná-la científica através da medição da condutibilidade elétrica de pontos reativos electropermeáveis (PRE) identificados por todo o corpo e que correspondem aproximadamente aos acupontos (tsubo ou keiketsu) da medicina oriental.
Vários segmentos da acupuntura em diversos países do mundo manifestaram o seu interesse neste avanço, desde a China, em que o Ryodoraku do dr. Nakatani é altamente reconhecido, passando pelos EUA, União Soviética e diversos países da União Europeia em que o Sistema Terapêutico Ryodoraku foi adotado nos procedimentos com acupuntura.
Definição
Ryo significa "boa”, do significa “electrocondutor” e raku significa "linha" ou "canal". O prof. Kimiya Goto (vice-presidente e chefe do departamento científico da Japanese Society of Ryodoraku Medicine – JSRM) descreve a terapia Ryodoraku, no livro “Electroacupunctura e Eletrodiagnóstico – Método Terapêutico Ryodoraku de Regulação do Sistema Nervoso Autónomo”, como "(...) o método de tratamento baseado na observação da electropermeabilidade de determinados pontos na superfície do corpo.
Esses pontos, na maioria das vezes, correspondem aos tsubos (acupontos) da acupuntura tradicional". Com o Sistema Terapêutico Ryodoraku, a acupuntura e a moxibustão são abordadas desde uma perspetiva científica, dado que se emprega um sistema de avaliação através do processamento estatístico (gráfico) e uma terapêutica desenvolvida de forma objetiva com base num sistema lógico.

Objetivos e benefícios
Este método e o Sistema Nervoso Autónomo estão intimamente ligados, uma vez que quaisquer desequilíbrios ou desordens dos órgãos internos se manifestam como fenómenos nervosos reflexos na superfície corporal (pele). Deste modo, esta terapia visa a regulação do sistema com o objetivo de proporcionar saúde, facilitar a cura e aliviar ou eliminar sintomas.
Através do microamperímetro, aparelho medidor de Ryodoraku, torna-se possível a medição da resistência eletrodérmica, e assim descobrir a disfunção dos nervos simpáticos espalhados na superfície do corpo. A eletrocondutividade da pele varia em função do ponto, bem como em função do tempo (calor ou frio) ou do tipo de estímulo aplicado.
Assim sendo, as alterações do funcionamento orgânico manifestam-se na pele como um tipo de reflexo. Ou seja, consoante o desequilíbrio, a condutividade eletrodérmica varia. A sintomatologia surge quando se dá a alteração da atividade de um Ryodoraku para além de um certo limite. Num gráfico, registam-se as condições gerais da pessoa assim como as áreas relevantes ao desequilíbrio energético subjacente ao mesmo. Além disso, são também apontados os padrões de sintomatologia (anomalias de alta amperagem e/ou anomalias de baixa amperagem).
Não se identifica o desequilíbrio em si, mas sim as suas causas e as suas manifestações, facilitando o diagnóstico não verbal a partir do qual o plano de recuperação é traçado. Ao ser estimulado por via elétrica, o Ryodoraku, em desequilíbrio, é reequilibrado promovendo o funcionamento do organismo e a capacidade de cura espontânea, tratando o problema na sua origem.

Fatores a considerar
Quando é estudada a resistência elétrica da epiderme, devem ser levados em consideração os seguintes fatores:

• No caso de existir algum ferimento na pele, o Ryodoraku mostra um valor acima do normal; 

• Suor, dermatite ou descamação aumentam a eletrocondutividade; 

• Cicatrizes diminuem a eletrocondutividade; 

• Os valores podem também sofrer alterações de acordo com a estação do ano e com a hora do dia (ex. a energia dos meridianos cresce de manhã até o meio-dia, e decresce gradualmente até à hora de dormir); 

• A pressão forte do elétrodo medidor contra a pele faz crescer a eletrocondutividade, portanto, deve ser mantida sempre a mesma pressão, como também manter constante o momento da leitura.

Diagnóstico e tratamento
A leitura da passagem da corrente elétrica de cada meridiano é anotada num gráfico especial. Pode ser utilizada uma cor para os meridianos do lado esquerdo, e uma segunda cor para os do lado direito. Após a leitura dos 24 pontos de medição é calculada a sua média aritmética, que representa o valor normal da pessoa naquele momento do dia.
Finalmente, com uma cor diferente das restantes, é traçada uma linha horizontal 7mm acima da média dos meridianos, e outra linha 7mm abaixo. Esta faixa de 14mm limita os valores fisiológicos do cliente. Os meridianos que apresentarem leituras acima desta faixa estão com excesso de energia e aqueles que apresentarem leituras abaixo estão em deficiência.
Na regulação do Sistema Nervoso Autônomo, são estimulados com agulhas os pontos de sedação dos ramos dos meridianos com leituras acima da faixa de normalidade; e os pontos de tonificação daqueles com leituras abaixo dos limites normais.
A estimulação usualmente mais praticada passa pela inserção de uma agulha no ponto, ao mesmo tempo que se encosta o elétrodo de medição na agulha, passando então uma microcorrente elétrica entre 7 e 10 segundos. A agulha deve ser retirada imediatamente depois do estímulo.

Aplicação em estética
Os terapeutas podem recorrer à eletroacupunctura para fins de rejuvenescimento e de prevenção, tanto ao nível do rosto como do corpo. A diminuição das rugas de expressão, a tonificação da pele do rosto e o combate às estrias e às cicatrizes, assim como a diminuição do excesso de peso, da gordura localizada e da celulite, aliados ao fortalecimento das zonas flácidas, como o abdômen, as coxas e a parte superior do braço, são alguns dos resultados que este método permite alcançar.
Numa consulta de acupuntura estética, o cliente é previamente avaliado e diagnosticado pelo terapeuta, que se centra no estado geral do cliente, através do diagnóstico verbal e não verbal. É durante o diagnóstico que este se apercebe do funcionamento dos órgãos, dos eventuais desequilíbrios e bloqueios no fluir da energia e do estado físico, psicológico e emocional do cliente.
É então traçado um plano de ação que atuará de modo a proporcionar o reequilíbrio e o rejuvenescimento natural do organismo, juntamente com recomendações de hábitos de vida a nível da alimentação, da atividade física, e horas de sono para proporcionar e manter um aspeto saudável e jovem.
Segue-se o tratamento que, mais uma vez, não é apenas de natureza estética, mas que, acima de tudo, se baseia na recuperação e na manutenção da saúde e da beleza interior de modo a que os efeitos sejam duradouros e se reflitam no exterior.
Fonte: http://lifestyle.sapo.pt/moda-e-beleza/corpo-e-estetica/artigos/acupuntura-ryodoraku
Texto: Toshio Funada, mestre em acupuntura 
Edição: Patrícia Velez Filipe 
Fotografia: © Yuri Arcurs - Fotolia.com
Agradecimentos: Centro Funada; Japan Project; Sociedade Japonesa de Medicina Ryodoraku


Nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário