quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Bicarbonato de sódio é a maneira mais eficaz para retirar agrotóxicos de frutas

Maçã (Foto: Thinkstock)
Quer uma feira livre de pesticidas? Já que nem sempre é possível encontrar ou comprar alimentos orgânicos, uma pesquisa recente publicada no Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou uma alternativa simples e eficaz para retirar agrotóxicos de fruta: o bicarbonato.
Para chegar a tal conclusão, os pesquisadores utilizaram uma maçã e dois pesticidas muito usados na agricultura, o tiabendazol e o phosmet. A fruta ficou exposta a estes produtos por um período de 24 horas.
Em seguida, eles lavaram a maçã com três diferentes compostos: apenas com água, por cerca de dois minutos; com uma solução, à base de hipoclorito de sódio, muito utilizada nos Estados Unidos, por 8 minutos; e, por 15 minutos, em uma mistura de bicarbonato de sódio e água, na proporção de 10 mg/ml.
De acordo com a pesquisa, das três alternativas, o bicarbonato foi a solução mais eficiente. Ele foi capaz de remover 96% do phosmet e 80% do tiabendazol. A diferença se dá por conta da penetração de cada produto na fruta.
Bom aliado
Para o pediatra e toxicologista Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas, o bicarbonato é um grande aliado para uma alimentação mais saudável, e seu uso não precisa ser restrito às frutas. Ele também serve para limpar os agrotóxicos de legumes e verduras.
Segundo o médico, quando usado além dos níveis permitidos pela legislação, o agrotóxico pode provocar tumores, câncer, problemas no fígado, rins e sistema nervoso. Contudo, lembra ele, retirar os agrotóxicos não deve ser a única preocupação quando se fala da limpeza de frutas, verduras e legumes. “Todos os alimentos possuem agrotóxicos, mas também estão contaminados com os germes. Então, o correto é lavar primeiro com bicarbonato e depois lavar com água sanitária ou vinagre (uma colher de sobremesa para um litro de água)."
Aulas de Chi Kung / Qi Gong (Exercícios terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa) - Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h e 18:30h ás 19:30h
Saiba mais em nosso site: Instituto TAO - click aqui  
Informações: (11)2967-0598 ou 3926-0599


Nenhum comentário:

Postar um comentário