sábado, 14 de janeiro de 2017

Criada por psicólogos, campanha 'Janeiro Branco' busca mais diálogo sobre a saúde mental



Prestar mais atenção na saúde mental. Este é o objetivo da campanha ‘Janeiro Branco’, criada em 2014 e que, hoje, já virou lei nas cidades de Campinas (São Paulo) e Uberlândia (Minas Gerais). Espalhado por todo o país, o projeto busca desvencilhar a ideia de que a psicologia é direcionada para loucos. 

“Janeiro Branco é uma campanha humanitária, que visa conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar da própria saúde emocional e, também, vem convidá-las a refletir sobre sua qualidade de vida e como estão desenvolvendo suas habilidades para alcançar uma vida mais feliz, com maior clareza das reais necessidades e sua vida e melhor organização dos pensamentos”, explica a psicóloga Michelle Perez, referência da campanha em São Paulo.



Wemerson e Michelle, referências na campanha (Foto: Arquivo Pessoal)



Em entrevista ao Olhar Conceito, Michelle e Wemerson Peixoto, que também é referência, explicaram que a discussão é necessária, já que “vivemos em uma sociedade adoecida, pois existem pessoas que vivem de forma frenética em busca do ter, quando o ser é deixando de lado”. 

Para Michelle, uma pessoa com a mente saudável mantém o equilíbrio entre sua mente e seu corpo, principalmente através da autorreflexão. “Quando uma pessoa passa a compreender o que está sentindo, todas as decisões seguintes ficam mais claras e fáceis de serem conduzidas.”. No entanto, para Wemerson, é importante lembrar que cada pessoa é diferente, e entende a mesma ação de formas diferentes. 

Chegar a este estado de saúde mental pode ser, muitas vezes, penoso. Principalmente porque as pessoas ainda têm dificuldade de entender que estão doentes e procurar ajuda. “O tema saúde mental ainda está atrelado à "loucura" e, talvez, por esse motivo, algumas pessoas não cheguem, sequer, a falar sobre o assunto. Isso contribui para que continue como um tema tabu na sociedade”, explica Michelle. “Compreender que as dores psíquicas também precisam, devem, e podem ser tratadas, é um fator crucial para que todos tenham saúde mental”.

Dentre as consequências deste tabu estão desde as doenças menos aparentes, como o sentimento de não pertencimento, quanto uma esquizofrenia, por exemplo. “E, cada uma delas, causa sofrimento, não somente para aquele que está passando pela situação, mas também para os seus. Por isso a campanha ressalta a importância do cuidado com a saúde emocional, e sua validade para promover uma vida mais consciente e feliz, afirma Michelle. Wemerson ainda reitera que, para além do psicológico, essas doenças podem somatizar. “quando questões psíquicas se tornam orgânicas, como por exemplo, gastrite nervosa, hipertensão, tensão muscular, entre outras”.

Para prevenir estes problemas e também identificá-los, os psicólogos concordam que o autoconhecimento é imprescindível. “Na impossibilidade de conseguir chegar a esse autoconhecimento sozinho (a), é importante a procura de um profissional da psicologia, pois é um profissional que olhará para suas questões sem julgamentos, pré-conceitos e que não colocará sua opinião sobre o assunto, mas analisará conforme das técnicas das Ciências Psicológicas”, explica Wemerson.

Por fim, eles lembram que os sentimentos humanos como tristeza e angústia são normais, mas que “permanecer triste ou com algum sentimento que faz mal, é indício que a saúde emocional não vai bem e precisa de cuidados”. 

Fonte: http://www.olhardireto.com.br/conceito/noticias


domingo, 8 de janeiro de 2017

Ano Novo Chinês 2017 na Liberdade

Ano do Galo será comemorado nos dias 28 e 29 de janeiro no bairro da Liberdade

Ano Novo Chinês 2017 na Liberdade

Preço Grátis
Data 28-29 Jan
Preço(s) Entrada gratuita
Horário(s) Sábado, das 12h às 20h | Domingo, das 11h às 18h
Praça da Liberdade, s/n, Centro 01503-010
Acontece nos dias 28 e 29 de janeiro de 2017 a 12ª edição do Ano Novo Chinês, que acontece tradicionalmente no bairro da Liberdade, em São Paulo. Esta edição irá celebrar a chegada do Ano do Galo.
De acordo com a tradição, as preparações para o Ano Novo Chinês começam em meados do 12º mês lunar e prolongam-se até meados do 1º mês do ano lunar. O evento conta com uma grande variedade de comidas tipicamente chinesas, dispostas em 24 barracas, com mais de 50 atrações, como as danças típicas, as artes marciais (kung fu e tai chi chuan), as músicas tradicionais, a medicina alternativa (acupuntura) e as aulas de chinês e caligrafia. Tudo oferecido de forma gratuita.

Gastronomia

Quem visitar a festa se deliciará com comidas tipicamente chinesas. Macarrão Chop Suey, Jiaozi (guiozas) e Rolinhos Primavera dividirão espaço com outros pratos da culinária chinesa, porém menos conhecidos pelos brasileiros como o Zongzi, um tipo de pamonha de arroz muito consumida na China. Todas essas delícias estarão disponíveis nas mais de 42 barracas e serão vendidas a preços que variam entre R$ 15 e R$ 20.

Atrações

As atrações culturais se apresentarão no palco central localizado estrategicamente ao lado do metrô, bem no centro da Praça da Liberdade. Bandas de música pop chinesa, desfiles de moda com trajes típicos, show de ilusionismo com a tradicional atração de troca de máscaras chinesas, demonstração de pintura chinesa, apresentações de academias de artes marciais movimentarão os dias de evento, além de um grande painel que será instalado na Praça da Liberdade. Nele, os visitantes deverão rodar uma manivela e descobrir o ano de seu nascimento e, consequentemente, o seu animal no Horóscopo Chinês.
Atualmente, é a maior festividade de comunidades aberta do país, e portanto, o maior evento público realizado pela comunidade chinesa no Brasil, sendo, não somente destaque na mídia nacional, mas também na mídia internacional.
Fonte: http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/turismo/evento


HARMONIZE SUA SALA COM O FENG SHUI


Para harmonizar mais o ambiente da sua sala de estar, simples técnicas adotadas do Feng Shui podem fazer toda a diferença. O Feng Shui é uma prática milenar chinesa que tem por objetivo harmonizar e trazer equilíbrio aos ambientes, além de eliminar possíveis energias ruins. A sala é um dos locais mais importantes da casa para se enquadrar ao Feng Shui. Ela é um dos primeiros cômodos que avistamos ao entrar. Também um lugar onde recebemos visitas e reunimos amigos e familiares. Por isso o ideal é criar nesse espaço um ambiente aconchegante e agradável.
Pode-se começar trocando alguns objetos de lugar. Quando escolher a mobília, evite objetos que tragam sensação de agressividade ou quadros com imagens de impacto, espadas ou lanças. Dê preferência a objetos e peças decorativas que tenham formato harmônico, assim como as plantas. Um bonito arranjo de flores frescas é uma ótima opção. As pessoas têm a tendência de se sentir descontraídas ao verem flores (esta é a razão pela qual sempre se vê flores frescas em entradas de restaurantes e hotéis, por exemplo).
Evite sofás ou poltronas de costas para a porta, piso brilhante e iluminação direta, que provocam ofuscamento, além disso, evite o excesso de móveis ou objetos, que causam poluição visual. Neutralize cantos vivos (as quinas) com plantas.
Escolha cores harmoniosas para um ambiente como a sala. Cores alegres, tons mais alaranjados e terrosos são apropriados para um cômodo onde nos reunimos com os parentes e amigos, como a sala.
Procure deixar o espaço iluminado, arejado. Um local limpo é fundamental: não acumule revistas antigas e objetos empoeirados, que também podem iterferir no fluxo energético da sala.
Outro detalhe importante: sua sala deve transmitir a sensação de que é usada. Muitas famílias têm salas secundárias, deixando a sala de estar para ocasiões especiais. As divisões da sua casa que não são utilizadas acumulam energia estagnada, portanto esteja na sua sala de estar, é para isso que ela serve.
Por Jessica Moraes
Fonte: http://www.vilamulher.com.br/bem-estar

ANO NOVO: DICAS DE FENG SHUI PARA A VIRADA

Assim como a gente, a casa também merece um presente. Saiba como organiza-la! Foto - Istock/hd3dsh

Natal, Ano Novo, amigo secreto, ceia farta e família reunida, época em que a troca de energias é maior, por isso este é o melhor momento para renová-la, principalmente aquela que circula em sua casa.
Para Marcello Meneses, quirólogo e especialista em Feng Shui, é fundamental fazer uma limpeza física para receber o novo ano. Isso significa doar os objetos que não usa mais, limpar e organizar as gavetas, armários e estantes. Também limpar pisos e azulejos, tapetes e cortinas. E durante a limpeza pensar em tudo que passou, que se concluiu.
Assim como a gente, a casa também merece um presente novo: um vaso, uma escultura, ou um arranjo bonito, que deve estar próximo a entrada para trazer boas energias o ano todo. Quando for arrumar a casa redobre os cuidados em alguns cômodos. No hall de entrada e corredores não deixe muito objetos e móveis, assim a energia circula livremente. O mesmo vale para a porta, que não deve ter algum objeto atrás dela.
O banheiro deve estar bastante limpo, por ser um local que recebe as impurezas do corpo. Cubra os ralos e deixe a tampa sempre abaixada. Coloque um vasinho de flores para atrair coisas boas. Este cômodo também deve estar arrumado assim como o quarto ou outros lugares que você costuma se arrumar. "É preciso dar atenção especial aos locais da casa que você se produz para ficar mais bonita e sensual. Deixe a sua gaveta de lingeries com novas peças íntimas, pois o aspecto sensual será mais favorecido ", explica. Segundo Meneses, também é importante perfumar a casa no dia 31, com aromas ou incensos de eucalipto.
Foto - Shutterstock

Marcello lembra que a preocupação em trazer boas energias já pode começar no Natal. Já no ano novo, a dica é o velho caldo de lentilha para dar sorte. Por fim, antes da virada, não se esqueça de deixar o seu altar ou lugar de oração com uma vela e, claro, fazer os seus pedidos para o seu santo ou anjo da guarda.
Por Juliana Lopes editado por Thamirys Teixeira
Fonte: http://www.vilamulher.com.br/bem-estar



Horóscopo Chinês 2017 - O ano do Galo de fogo

Publicado por Juliana Taróloga no 20 Dezembro, 2016 - 13:21
.

Durante 2016 houve charme, ambição e reconhecimento. Tivemos aventura e esperteza de sobra ao longo dos últimos 12 meses. Porém, o ano do Macaco de Fogo está chegando ao fim. Agora um novo ciclo se aproxima, e o Horóscopo Chinês 2017 mostra que esse será o ano do Galo de Fogo.
Não estamos muito acostumadas com esse Horóscopo. A cultura ocidental acredita mais nos 12 signos do Zodíaco que são regidos pelo Sol. O que muita gente do ocidente não sabe é que existem outras crenças astrológicas. A China, por exemplo, tem o seu próprio Horóscopo que é regido pela Lua.
O Horóscopo Chinês apresenta interferências diferentes em nossas vidas e permite novas interpretações que vão auxiliar a entender sobre nós e como lidar com situações que ocorrem na vida. Mas o que será que ele tem de previsão sobre 2017? Entenda melhor.

O que significa o ano do Galo de Fogo no Horóscopo Chinês?

ano novo Chinês começará em 28 de janeiro de 2017 e terminará em 15 de fevereiro de 2018, e o seu animal regente será o Galo de Fogo. A contagem é diferente, porque não é através do ciclo solar que os chineses fazem a passagem de ano, e sim a partir de um novo ciclo lunar.
Segundo a lenda de Buda, que dá início ao Horóscopo Chinês, o galo está destinado a ser o guardião de 2017. Por conta disso, é esperado que esse novo ano seja repleto de coragem, honestidade e ambição, que são as características mais fortes desse animal.
2017 pertence ao elemento fogo, como no ano anterior, ambição, charme e reconhecimento ainda são características que irão nos influenciar muito. É por causa disso que novas ideias e oportunidades cruzarão o seu caminho frequentemente durante esses 12 meses. Porém, só cabe a você aproveitá-las ou não.

Horóscopo Chinês - Características de 2017

Esse novo ano que se aproxima será cheio de ações inovadoras em sua vida. A presença do Galo de Fogo irá trazer uma energia destemida que te ajudará a não ter medo de mudança. Cheio de oportunidades e novas ideias, o ano de 2017 promete ser repleto de escolhas decisivas.
O Galo tem a característica de ser impulsivo, então tenha cuidado para não tomar decisões precipitadas. Pense muito antes de fazê-las e, se possível, conte aos seus amigos e familiares sobre os seus planos. Eles irão te ajudar a optar pelo caminho correto.
Será um período que apresentará também muita criatividade, imaginação e a vida social bem abalada. Se prepare para diversos convites de festas, encontros e shows. Não se espante se coisas que você nunca fez antes, de repente, parecerem interessantes em 2017, pois essa fase promete ser ideal para mudar.
Fonte: http://www.astrocentro.com.br