sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Hipotireoidismo: Quando a causa da Depressão é física e não psicológica


As pessoas com problemas na tireoide podem apresentar distúrbios emocionais, físicos e mentais. O hipertireoidismo e hipotireoidismo são os dois tipos mais comuns dessa doença que está relacionada ao câncer na tireoide.

Quais sintomas você pode apresentar?

Seja qual for o seu tipo de distúrbio tireoidiano, ele pode fazer com que você se sinta mais sensível e que tenha mudanças repentinas de humor. Você também pode apresentar sintomas como:
  • Ansiedade – um sentimento de nervosismo, coração acelerado, tremores, irritabilidade, insônia;
  • Depressão – humor baixo, dificuldade em apreciar as coisas, choro, perda de apetite e sono perturbado;
  • Mudanças de humor, temperamento explosivo, e mau humor;
  • Problemas de saúde mental:
  • Dificuldade em se concentrar;
  • Lapsos de memória a curto prazo;
  • Falta de interesse e agilidade mental;
Estes sintomas podem levar a pessoa a imaginar que está ficando louca, devido ao medo de ter um lapso de memória permanente, mas esses sintomas não são tão graves quanto aos de uma demência, então não se preocupe com isso.

Sobre os Sintomas psicológicos

Geralmente a causa são os níveis anormais dos hormônios da tireoide. O hipertireoidismo pode causar ansiedade, irritabilidade e alterações de humor; enquanto o hipotireoidismo pode causar problemas de memória, bem como a depressão.
Os pacientes às vezes relatam que ganharam peso ou que têm dificuldade em perder peso durante o tratamento, isso pode contribuir para os sentimentos de baixa autoestima e humor.
As rápidas mudanças nos níveis hormonais da tireoide podem perturbar suas emoções. Controlar a tireoide é essencial para estabilizar o seu estado de espírito.
Muitas vezes os sintomas psicológicos são um efeito colateral do tratamento. Esteroides, por exemplo, podem agravar a depressão, pois são beta bloqueadores que abrandam o ritmo cardíaco e reduzem a ansiedade, então se você tiver problemas na tireoide pode ser que se sinta cansado, deprimido e que tenha dificuldade em processar os pensamentos.
Eventos estressantes podem agravar os distúrbios na tireoide. Se você já está estressado em outras áreas da vida, isso pode contribuir para intensificar os sintomas psicológicos.
Saber que você tem uma disfunção na tireoide é algo estressante e você pode se se sentir confuso. É comum ter uma reação emocional antes, durante ou após o tratamento, por isso é importante que você fale com o seu médico para que a sua tiroide fique devidamente equilibrada.

Sobre o tratamento

Na maioria dos casos, os sintomas psicológicos melhoram com o reequilíbrio hormonal da tireoide. Mas esta melhoria pode não ser tão rápida quanto o esperado. É comum que você se sinta emocionalmente abalado por um tempo, mesmo depois que os seus exames de sangue voltem ao normal. Existem muitas coisas que podem te ajudar, como por exemplo:
  • Falar com o seu médico;
  • Fazer uma avaliação com um especialista que tenha experiência em lidar com problemas na tireoide;
  • Conversar com outras pessoas que passaram por uma experiência semelhante;
  • Conversar com um amigo sobre o assunto.
Não sinta vergonha de falar com o seu médico sobre os sintomas psicológicos associados à sua doença. Eles são uma parte importante dela, e não um sinal de fraqueza. Pergunte o quanto quiser, até entender o que está acontecendo com você, assim se sentirá mais seguro para lidar com a doença.
Estes sintomas também podem impactar a sua família e amigos, por isso é importante lhes dar a oportunidade de entender o que está acontecendo com você. Os sintomas podem afetar o seu trabalho também, por isso é importante que o seu chefe saiba pelo que você está passando. Da mesma forma, as crianças que têm estes sintomas podem sofrer um impacto em suas vidas escolares, por isso é importante que os professores sejam informados, assim poderão fazer as concessões necessárias.
Os sintomas físicos como perda de cabelo, ganho ou perda de peso, podem afetar a forma como você se sente. Embora nesse caso a causa seja física, a depressão ou a ansiedade que você sente, pode requerer um tratamento especializado. Tratamentos como relaxamento ou psicoterapia de curta duração podem ajudar. Se o seu problema for mais persistente, pode ser necessário o uso de medicamentos como antidepressivos.
Se os seus sintomas forem graves, ou se continuarem mesmo após o tratamento, então você deverá pedir ao seu médico um encaminhamento a um psicólogo clínico que tenha experiência em problemas psicológicos associados a doenças físicas.

Você vai conseguir se recuperar?

As perspectivas para a maioria dos distúrbios na tireoide são boas, e mesmo que os sintomas psicológicos levem um longo tempo para se estabelecerem, a amioria dos pacientes costumam ter uma recuperação completa e levarem uma vida normal, uma vez que a doença seja tratada.

Alguns pontos importantes

  • Seus problemas de saúde mental e emocional devem melhorar à medida que a sua tireoide se estabilize, a longo prazo as perspectivas são boas.
  • Contar com um membro da família ou falar com um amigo pode ser de grande ajuda no tratamento.
Muitas vezes os problemas na tireoide são hereditários, então é necessário que você encoraje os membros da sua família para que façam um exame de tireoide, assim eles também poderão se tratar se esse for o caso.
Fonte: http://www.psiconlinews.com/
Nosso site: INSTITUTO TAO click no link

"Tomar" antidepressivos e não fazer terapia é como "tapar o sol com a peneira"!

Foto: coletivosso.blogspot.com.br/

Recentemente o Dr. Castrén, um pesquisador da Universidade de Helsinque na Finlândia, divulgou um estudo sobre a importância da associação do tratamento com medicamento à uma boa psicoterapia em casos de depressão.

Isso vem confirmar o que os Psicólogos e muitos Psiquiatras já sabem na prática, ou seja, sem terapia não há remédio bom o bastante para se chegar às causas dos sintomas dos transtornos e das dificuldades que o paciente vem enfrentando.

Frequentemente os pacientes se sentem muito bem e até eufóricos ao usarem a medicação, mas será que isso é um sinal de melhora ou cura? Fica o alerta, se as causas dos sintomas não forem encontradas e tratadas, corre-se o risco do surgimento da dependência dos remédios para o resto da vida!

A psicoterapia é uma ótima opção neste sentido, veja por quê!

Isso, evidentemente, não é divulgado pela Indústria Farmacêutica e por seus ditos “propagandistas” que não estão exatamente buscado a cura das doenças mas sim a criação de consumidores fiéis de padrões considerados saudáveis em nossa sociedade. Fica a impressão de que não podemos mais sentir os efeitos dos eventos naturais ou difíceis pelos quais passamos.

As emoções são fisiológicas pois servem para simbolizar e processar as informações e os acontecimentos importantes ou traumáticos em nossas vidas, não fazer contato com isso seria a verdadeira “esquizofrenia social”.

Porém os medicamentos não são os vilões em si, nesses estudos foi comprovado também que eles restauram uma capacidade adaptativa importante do cérebro que é a sua plasticidade, ou seja, algumas áreas do cérebro podem formar novas redes neuronais contornando outras regiões onde o funcionamento não está normal, mas essa mudança só trará benefícios se acompanhada de uma mudança no comportamento do paciente, é neste ponto que a psicoterapia atua e que os medicamentos não podem ajudar.

No setting terapêutico nós teremos um profissional formado, credenciado e preparado para lidar com todos os eventos e sintomas que vem causando o  desconforto emocional e a desadaptação. Ao associarmos tanto o acompanhamento psicológico quanto o psiquiátrico, avançamos anos luz na recuperação da saúde psíquica e principalmente, aumentamos sensivelmente as chances do paciente não apresentar recaídas e não precisar recorrer novamente aos remédios, mesmo após o período de tratamento e do “desmame” da medicação.

Vale lembrar que toda medicação apresenta efeitos colaterais e especialmente os antidepressivos e sedativos causam, em alguns casos, aumento de peso, dificuldade de concentração, mudanças na qualidade do sono, redução na libido (desejo sexual) e dependência química. Melhor não abusar!

Não tome nenhuma medicação sem receita do seu médico e especialmente, procure um Psicólogo para acompanhá-lo no seu tratamento.

Peça ajuda, você pode se surpreender ao saber que muitas pessoas estarão ao seu lado neste momento difícil.

Acredite, é possível sair da depressão e deixa-la no passado!

Fonte: por Leonardo Maia Mariano - www.psicologiacontemporanea.com.br/ 

Nosso site: INSTITUTO TAO - click no link