domingo, 26 de março de 2017

REIKI


Reiki (霊気) é uma prática enquadrada no vitalismo, criada em 1922 pelo monge budista japonês Mikao Usui. Tem por base a crença na existência da energia vital universal "Ki" (a versão japonesa do conceito chinês "Qi" (ou "Chi"), manipulável através da imposição de mãos. Através desta técnica, os praticantes acreditam ser possível canalizar a energia universal (i.e., reiki) em forma de Ki (japonês: ki) a fim de restabelecer um suposto equilíbrio natural, não só espiritual, mas também emocional e físico.
Existem dois ramos principais do Reiki, normalmente referidos como "Reiki tradicional japonês" e "Reiki Ocidental". Embora as diferenças entre os dois ramos e tradições possam ser amplas e variadas, a principal delas é que nas formas ocidentalizadas usam-se posições pré-definidas para a imposição das mãos, ao invés de depender de um senso intuitivo para a transmissão da energia Reiki, como é habitualmente feito em agências de Reiki japonesas. De uma forma geral ambos os ramos têm uma hierarquia de três níveis (ou graus), referidos como Primeiro, Segundo e Nível Mestre/Professor, os quais estão associados com diferentes habilidades e técnicas.
O conceito do Ki no qual se baseia o Reiki é especulativo, não existem quaisquer evidências científicas da sua existência. É uma prática de medicina alternativa que não é reconhecida pela comunidade científica. Existem poucos estudos de qualidade sobre o tema e os que existem não demonstram a eficácia do Reiki para quaisquer condições de saúde Alguns profissionais de cuidados médicos alertam para o risco dos pacientes poderem evitar ou atrasar tratamentos para doenças graves, clinicamente comprovados. Uma avaliação sistemática de 2008, baseada em ensaios clínicos com aleatoriedade, concluiu que a eficácia não foi demonstrada para qualquer condição de saúde. Um ensaio clínico de 2011, envolvendo 189 pessoas, não registou diferenças entre o grupo Reiki e o grupo de terapia placebo. A Sociedade de Cancro Americana e o Centro para a Medicina Complementar e Alternativa dos Estados Unidos também concluíram que não existe nenhuma evidência científica de que o Reiki seja efetivo como tratamento para quaisquer doenças.
Apesar dessa falta de comprovação científica de eficácia, o Reiki é disponibilizado em muitos hospitais e clínicas médicas.

Derivação do nome


Mikao Usui 臼井甕男 (1865–1926)

Chujiro Hayashi 林 忠次郎 (1880 - 1940)
A palavra reiki é um estrangeirismo do japonês reiki (霊気, que significa "atmosfera misteriosa"), que deriva do chinês língqì (靈氣, "influencia sobrenatural"), a primeira utilização de que há registo na língua inglesa data de 1975. Em vez da normal transliteração, alguns autores de língua inglesa pseudo-traduziram reiki como "energia vital universal".

Reiki escreve-se normalmente como 霊気 em shinjitai kanji ou como        レイキ no silabário katakana. É composto pelas palavras rei (: "espírito, milagroso, divino") e ki (; qi: "gás, energia vital, sopro de vida, consciência"). O ki (mais conhecido por qi ou ch'i chinês) no reiki é entendido pelo significado "energia espiritual; energia vital; força vital". Algumas traduções equivalentes dos dicionários de Japonês-Inglês são: "sensação de mistério" e "uma atmosfera etére (que prevalece nos recintos sagrados de um santuário); (sentido, sentimento) uma presença espiritual (divina)." Para além da pronunciação sino-japonesa habitual do reiki, os caracteres kanji 霊気 têm uma leitura japonesa alternativa, nomeadamente ryōge, significando "demónio; fantasma" (especificamente possessão espiritual)

Origens

O sistema do Reiki foi desenvolvido por Mikao Usui(臼井甕男) em 1922 enquanto praticava Isyu Guo, um treino budista de 21 dias organizado no Monte Kurama Não se sabe quais eram as actividades exigidas a Usui durante o treino, contudo envolviam muito provavelmente meditação, jejum, cânticos e orações. Alega-se que através de uma revelação mística, Usui ganhou conhecimento e poder espiritual que podia aplicar a outros e que ele apelidou de Reiki e que dizia entrar pelo seu corpo através do seu Chakra coroaEm abril de 1922, Usui mudou-se para Tokio onde fundou o Usui Reiki Ryōhō Gakkai ("" em old style characters, que significa "Sociedade do Método de Energia Espiritual Terapêutica de Usui") para assim continuar alegadamente a tratar pessoas com o Reiki.
De acordo com as inscrições no seu túmulo, Usui ensinou o seu sistema de Reiki a mais de 2000 pessoas durante a sua vida e dezesseis dos seus alunos continuaram o seu treino para chegar ao terceiro nível.
Enquanto ensinava Reiki em Fukuyama (福山市, Fukuyama-shi), Usui sofreu um enfarte e morreu a 9 de março de 1926.

O texto que contém os cinco conceitos de Mikao Usui 
(A escrita japonesa é lida de cima para baixo, da direita para a esquerda)
Português
A arte secreta de convidar a felicidade,
A remédio milagroso para todas as doenças.
Só por hoje:
Não se zangue,
Não se preocupe,
Seja grato,
Trabalhe com diligência,
Seja gentil para as pessoas.
Todas as manhãs e à noite, junte as mãos em meditação e ore com o seu coração.
Afirme na sua mente e cante com a boca.
Para a melhoria da mente e do corpo.
Usui Reiki Ryōhō.
O fundador,
Mikao Usui.

Ensinamentos


Meridianos.
Os ensinamentos do Reiki alegam que este é inesgotável e pode ser usado para produzir um efeito de cura. Os praticantes alegam que qualquer pessoa pode aceder a esta "energia" por intermédio de um processo de "sintonização" realizado por um mestre de Reiki. O Reiki é descrito pelos seus seguidores como uma terapia holística que traz não só cura espiritual, mas também física, mental e emocional. A crença é que a "energia" flui através das mãos do emissor para qualquer sítio que estas sejam colocadas.Para além desta noção acredita-se que esta "energia" é "inteligente", o que significa que o Reiki sabe para onde deve dirigir-se para a efectuar a cura, mesmo que as mãos não estejam colocadas no local exacto.

Formação

O ensino do Reiki fora do Japão está dividido normalmente em três níveis ou graus. O Reiki tradicional japonês foi ensinado intensamente sob a orientação de Usui, com reuniões semanais de meditação onde o Reiki era aplicado e usado para monitorizar o corpo para obter diagnósticos energéticos, esta prática é conhecida no Japão como Byosen-hō. O Reiki japonês é um tratamento intuitivo e focado, em comparação, por seu lado, o tratamento do Reiki Ocidental pretende tratar geralmente todo o corpo em vez de áreas específicas.

Método


Aplicação de Reiki.
A alegada cura através do método Usui Reiki Ryōhō, em vez medicamentos, usa o olhar, o sopro, o toque e batidas ligeiras. Segundo Frank Arjava Petter, Usui tocava nas partes doentes do corpo, massajava-as e dava-lhes batidas ligeiras, acariciava-as, soprava-lhes, fixava-lhes o olhar durante dois ou três minutos e fornecia-lhes "energia" e usava uma técnica de cura através da imposição das mãos. É através desta técnica que os utilizadores do Reiki acreditam que estão a transferir a energia universal (rei)ki, através das palmas da mão, e desta pensam estar a colocar em funcionamento um hipotético sistema auto-curativo.

Eficácia, ciência e a OMS

O Reiki não é reconhecido pela medicina e nem pela ciência. Os benefícios do Reiki nos cuidados de saúde não estão confirmados cientificamente. Estudos de 2008 e 2011, realizados para investigar seus efeitos em grandes números de pacientes e com grupos controle, concluíram que as evidências são insuficientes para sugerir que Reiki é eficiente para o tratamento de qualquer condição ou doença em humanos. Outros estudos mais antigos, envolvendo um número reduzido de pessoas, obtiveram resultados positivos no alivio de dor e redução da ansiedade. Alguns profissionais de cuidados médicos alertam publicamente para o risco dos pacientes evitarem ou atrasarem tratamentos para doenças graves, clinicamente comprovados, e que podem ter sua condição agravada por acreditarem no Reiki.
Em Abril de 2008 foi publicada uma carta de Edzard Ernst (primeiro professor de Medicina Alternativa no mundo) pedindo que a Fundação do Príncipe do País de Gales para a Saúde Integrada retirasse de circulação dois guias que promovem a "Medicina alternativa", inclusive Reiki. Um porta-voz da Fundação rebateu a carta, dizendo: "Discordamos totalmente da acusação de que a nossa publicação 'Complementary Healthcare: A Guide' contém alguma alegação enganosa ou imprecisa sobre os benefícios de terapias complementares, pelo contrário, ela trata as pessoas como adultos e leva uma abordagem responsável, incentivando as pessoas a olharem para fontes confiáveis ​​de informação(...) para que elas possam tomar decisões informadas."
Há uma divulgação errada em sites e blogs de que o Reiki é reconhecida como terapia alternativa complementar pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A OMS nunca reconheceu Reiki oficialmente, como relatado pelo próprio mestre de Reiki que divulgou o suposto reconhecimento.
Estudo placebo-controlado sobre o Reiki é complicado de ser realizado devido à dificuldade de se definir um placebo realista

Eficácia, investigação e controvérsias

Investigação científica

O mecanismo proposto para a energia do reiki é meramente hipotético, uma vez que nunca foi provada cientificamente a existência do "ki" ou da "energia vital" usadas neste método.
Uma revisão sistemática de ensaios clínicos aleatórios realizada em 2008 para avaliar os fundamentos das evidências do reiki concluiu que não tinha sido demonstrada qualquer eficácia sob qualquer condição.. De forma geral, a qualidade metodológica das evidências tinha sido má, uma vez que a maior parte dos estudos continha falhas como amostras muito pequenas, concepção inadequada e relatórios de fraca qualidade, tendo até mesmo os estudos com melhor classificação falhado em controlar por completo o efeitoplacebo. É provável que ensaios com este tipo de falhas apresentem resultados de tratamento exagerados, não havendo evidências suficientes para concluir que o reiki seja eficaz como terapia em qualquer condição clínica, tanto complementar como isoladamente, ou que tenha qualquer benefício para além de prováveis efeitos placebo. Uma vez que é difícil conceber um placebo realista, torna-se também difícil realizar ensaios placebo-controlados, embora ensaios posteriores com controlo adequado do efeito placebo não tenham mostrado qualquer diferença entre a prática de reiki e o grupo de controlo.
Uma revisão feita em 2009 no 'The Journal of Alternative and Complementary Medicine concluiu que "as graves limitações da metodologia e da documentação nos estudos existentes sobre o reiki não permitem que haja qualquer conclusão sobre a sua eficácia."

Segurança e eficácia

A American Cancer Society constatou também que a investigação que envolve o reiki foi mal conduzida, declarando que "as evidências científicas disponíveis atualmente não sustentam as alegações que o reiki possa eventualmente ajudar na cura do câncer ou qualquer outra doença. Uma investigação mais aprofundada poderia ajudar a determinar até que ponto pode melhorar a sensação de bem-estar de um paciente, se é que provoca alguma." O National Center for Complementary ans Medicine fez eco desta posição, sublinhando que a existência de campos de energia em terapias de biocampos, como o reiki, "não foram provadas cientificamente."
As preocupações relativas à segurança no reiki são semelhantes às de qualquer outra terapia alternativa cuja eficácia não esteja provada. Alguns médicos e profissionais de saúde acreditam que haja pacientes em condições graves que podem recusar tratamentos clinicamente provados em favor de terapias alternativas não provadas. Os terapeutas de reiki devem encorajar os seus clientes a consultar um médico no caso de condições graves, declarando que o reiki deve ser apenas usado para complementar a medicina convencional. No entanto, os ensaios clínicos não documentaram nenhum efeito secundário significativo no uso de reiki.
William T. Jarvis, do The National Council Against Health Fraud, indica que "não há qualquer evidência que os efeitos clínicos do reiki se devam a qualquer outro factor para além da sugestão" ou do efeito placebo.

Preocupações da Igreja Católica

Em março de 2009, o Comité para a Doutrina da Conferência Episcopal Católica dos Estados Unidos emitiu um decreto (Orientações para a Avaliação do Reiki enquanto Terapia Alternativa), proibindo a prática do reiki por católicos. O Reiki era usado até então em alguns centros de retiro e hospitais católicos. A conclusão do decreto afirma que "uma vez que a terapia do reiki não é compatível quer com os ensinamentos católicos, quer com evidências científicas, seria inapropriado para as instituições católicas, como as unidades de saúde católicas, ou representantes da Igreja, como os capelões católicos, promover ou apoiar a terapia do reiki. No Brasil a prática também é condenada pela Igreja Católica.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Reiki
Nosso site: INSTITUTO TAO - click no link







Acupuntura: vantagens e desvantagens

Acupuntura é uma prática que se tornou popular desde os tempos antigos na China. Sua popularidade se conservou através dos tempos devido à simplicidade de sua teoria, aplicação e aprendizagem. Podemos citar os seguintes tópicos como sendo os mais indicativos no que se refere à qualidade da Acupuntura: 
1 - Inúmeras possibilidades de aplicação. É útil em qualquer doença, não importando sua localização, oferecendo auxílio de uma maneira ou de outra em todas as faixas etárias e independentemente do sexo, podendo ainda ser facilmente associada a outras modalidades terapêuticas. 
2 -Diminuição do uso de medicamentos. Atualmente, o uso de medicamentos está se tornando abusivo, com freqüentes intoxicações, sem que se consigam resultados terapêuticos ideais. A Acupuntura regula o equilíbrio do organismo, melhorando a circulação sangüínea e aumentando a resistência corpórea. Por isso, reduz ao mínimo a necessidade de medicamentos e aumenta a eficácia terapêutica.Além disso, constitui-se num tratamento mais econômico em relação ao tradicional método da alopatia. 
3 - Simplicidade da instrumentação necessária. Muitos equipamentos médicos são, hoje, difíceis de transportar. A Acupuntura utiliza materiais simples, de fácil transporte. 
4. Segurança no tratamento. A Acupuntura é uma prática extremamente segura, exigindo apenas agulhas descartáveis e um bom nível técnico do terapeuta. 
5. Complementa as lacunas da medicina moderna. Apesar do constante progresso, a medicina moderna ainda não conseguiu resolver satisfatoriamente muitos dos problemas que atingem o ser humano, como por exemplo a síndrome de abstinência de drogas. A Acupuntura, isoladamente ou associada a Fitoterapia, obtém melhores resultados que a alopatia. A Acupuntura é hoje amplamente aplicada no Hospital das Clínicas, Hospital São Paulo e em vários centros de saúde do SUS e tem-se demonstrado que em muitas patologias seu efeito tem-se mostrado inferiores ao uso de medicamentos, à cirurgia e a outras formas de tratamento 
6. É método auxiliar no diagnóstico.Muitas doenças são difíceis de diagnosticar. A sensação proveniente da aplicação das agulhas pode denotar alterações neurológicas. A localização do processo patológico pode também ser indicada pela resposta à estimulação de determinados pontos, o que auxilia o diagnóstico. Além do mais, se a doença é funcional, a Acupuntura, via de regra, traz melhoras evidentes, o que não ocorre se já houve lesão orgânica. Neste caso, ela serve como prova terapêutica. 
7. Os aspectos desfavoráveis. Podemos citar dois aspectos básicos que consideramos desfavoráveis à Acupuntura. Primeiro, o temor despertado pela próprias agulhas. Por isso, muitos outros métodos de estimulação tem sido desenvolvidos na esperança de substituir as agulhas, mas infelizmente ainda não se conseguiu os mesmos efeitos que as agulhas oferecem. Em segundo lugar, a Acupuntura exige maestria manual do terapeuta, o que requer longos anos de aprendizado. 
Fonte: acupunturatai.com.br

Aulas de Chi Kung / Qi Gong 
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click no link

O que é EFT?

O EFT (Emotional Freedom Techniques) ou Tapping é um método terapêutico que além de trabalhar através da linguagem verbal, opera nos terminais dos meridianos energéticos do nosso corpo, para eliminar sintomas e incômodos emocionais, físicos e, também, para melhorar nossa performance esportiva, artística e profissional. Este trabalho é feito através de pequenas batidinhas (tapping) nos mesmos meridianos usados pela acupuntura chinesa, só que não utilizamos agulhas.
EFT é um método terapêutico que pode ser usado na clínica ou auto aplicado e que foi criado para eliminar as intensidades emocionais negativas que criam sintomas e incômodos, nos impedindo de viver com saúde, qualidade de vida, harmonia e paz interior.
Trabalhamos com EFT há 20 anos e somos oficialmente o Centro Oficial de treinamento de Gary Craig no Brasil. É o primeiro lugar no mundo que tem um centro deste tipo.
EFT é uma versão da acupuntura, mas sem agulhas, que se difundiu pelo mundo todo. Traduzido para mais de 23 línguas, já ajudou milhões de pessoas a mudarem suas vidas. Funciona onde se tem a impressão que nada mais vai funcionar. Admiráveis resultados em casos de dor, doenças físicas, perturbações emocionais graves e bloqueios de desempenho num tempo menor que as terapias convencionais.

Como EFT funciona?

O pressuposto básico do EFT : todos os sintomas físicos ou emocionais se baseiam em rupturas nos meridianos energéticos presentes no nosso corpo. Quando acontece na história de alguém uma experiência traumática há uma ruptura no fluxo energético que circula nos meridianos. O trabalho com Tapping, somado a comunicação verbal, restabelece o fluxo energético, cancelando ao mesmo tempo as emoções e os pensamentos negativos que se originaram na experiência traumática, assim como os sintomas psicossomáticos que se instalam no nosso corpo.
Por exemplo, consideremos uma pessoa tem medo de entrar numa piscina ou apresenta fobia em relação à agua. Com certeza a fobia de água está ligada a uma experiência traumática do passado, por exemplo, um pai que forçou a criança a se virar sozinha na água tentando faze-la aprender a nadar. É esta experiência traumática que tem que ser visitada em todos os seus aspectos. Todas as sensações auditivas, visuais, olfativas, cenestésicas ligadas a este evento precisam ser recuperadas e trabalhadas com o Tapping, bem como eventuais crenças e pensamentos negativos. Isso garantirá uma recuperação definitiva da fobia.

Conheça a Receita Básica do EFT

Para você experimentar na prática o poder do EFT leia com atenção este artigo, veja os vídeos e teste em algum sintoma que você tenha. Esta receita básica do EFT é muito simples, e você poderá auto aplica-la, mas saiba que é preciso conhecer o método do Gold Standard EFT em profundidade para resolver problemas que se manifestam nos sintomas.

Receita Básica - Gary Craig

A receita será vista durante o curso, você já pode começar a estudar aqui em nosso site.  

Como fazer o EFT Básico - A Receita Básica

O Tapping: Procedimento básico - a peça central do EFT

Tapping: esta palavra designa o procedimento de executar pequenas batidinhas em pontos por onde passam os meridianos energéticos usados pela acupuntura chinesa, estimulando estes pontos em média 7 vezes. Usamos a palavra em inglês, tapping, uma vez que a palavra “batidinha” em português tem vários outros significados.
A receita básica do EFT é uma ferramenta terapêutica fácil de usar que fornece os fundamentos para expandir sua liberdade emocional. É o procedimento que usamos em cada rodada de EFT... É fácil de aprender e fácil de aplicar, razão pela qual o EFT tornou-se conhecido como uma ferramenta que qualquer um pode usar. Por si só, a receita básica do EFT pode ser aplicada a qualquer problema que você quiser e, embora ainda seja apenas o primeiro passo para todo o potencial do EFT, ele continua a fornecer resultados que variam do encorajador ao impressionante. Os demais benefícios virão quando você aprender a colocar como objetivo dos tappings alvos mais precisos. No entanto, você precisa saber o básico antes de aprender o resto. Então vamos começar!

Receita Básica : o Bolo
Uma receita, é claro, tem certos ingredientes que devem ser adicionados numa certa ordem. Se você está assando um bolo, por exemplo, você deve usar açúcar em vez de pimenta e você deve adicionar o açúcar antes de colocá-lo no forno.
Caso contrário ... o bolo não sai.
A receita básica do EFT não é exceção. Cada ingrediente deve ser introduzido precisamente como descrito e deve ser adicionado na ordem adequada.
Embora eu esteja tomando um tempo para descrevê-lo em detalhes, a Receita Básica tem apenas 5 passos breves (ingredientes) e leva muito pouco esforço para aprender. Uma vez memorizada, cada rodada pode ser executada em cerca de 30 segundos. Vai exigir um pouco de prática, é claro, mas depois de algumas tentativas, o processo tornase familiar e você pode fazê-lo quase dormindo até... (milhões já fizeram EFT, incluindo crianças). Então você vai ter uma ferramenta permanente, que você pode usar para toda vida.
Lembra-se do que afirmamos ter descoberto?
"A causa de todas as emoções negativas é uma perturbação no sistema energético do corpo."
Segue-se então que as perturbações energéticas são a razão pela qual surgem todo tipo de problemas emocionais como pesar , raiva, culpa, depressão,
trauma e medo. Como muitas questões físicas e de performance frequentemente têm raízes emocionais, concluímos que resolvendo perturbações energéticas se pode solucionar problemas físicos e de desempenho.
Sempre que nos deparamos com estas perturbações energéticas, usamos o processo de tapping para corrigi-las. A Receita Básica combina a fala de sentenças focadas no problema com uma sequência de 9 pontos de tapping. As sentenças focadas nos conectam com o problema e esta conexão, por sua vez, nos conduz para as perturbações energéticas (zzzzzts) que temos que trabalhar.
Estas sentenças verbalizadas são uma parte essencial do processo porque informa o nosso sistema qual o problema que estamos trabalhando. As emoções negativas acontecem porque nos conectamos para certos pensamentos ou circunstâncias que, por sua vez, fazem com que nossos sistemas energéticos se perturbem. Se isso não ocorre, funcionamos normalmente. Um medo de altura não surge, por exemplo, enquanto estamos lendo a seção de quadrinhos do jornal de domingo (e, portanto, não conectados com o problema).
Uma vez que estamos conectados com o problema, o Tapping estimula os fluxos energéticos , equilibrando as perturbações energéticas (zzzzzts) resultantes. Também, importante esclarecer que os pontos que usamos estão nos pontos terminais dos fluxos energéticos ( meridianos ou vasos) ... OU ... estão nos pontos ao longo destes fluxos que estão perto da superfície do corpo.
Você pode estar ciente que os acupunturistas estudam e usam mais de 300 pontos nos meridianos do corpo, em vez do punhadinho de pontos que é utilizado pelo processo de tapping do EFT. Além disso, ao contrário do EFT, acupunturistas associam cada um dos fluxos energéticos com os órgãos do corpo (rins, estômago, baço, etc) e com emoções (raiva, medo, tristeza, etc). Não negamos a validade desta abordagem, mas a ignoramos. O EFT representa um uso diferente destes fluxos que permite que alguém com nenhum treinamento formal na medicina chinesa possa por si próprio realinhar as perturbações com um simples processo.
Você pode aprender as complexidades do sistema chinês de meridianos se quiser, mas esse conhecimento não é necessário para gerar resultados de primeira classe com EFT. Na prática, os 12 meridianos e os 2 vasos governadores estão interligados e, portanto, se um fluxo energético se desequilibra, isto influencia os demais. É por isso que geralmente precisamos trabalhar em apenas alguns fluxos para termos o problema resolvido.
Antes de demonstrar a Receita Básica de EFT tapping em vídeo, vamos (1) observar os pontos de Tapping, (2) estabelecer algumas dicas úteis de tapping e (3) rever os 5 passos da Receita Básica.

Os pontos do EFT

Estas ilustrações, juntamente com as suas siglas , são auto-explicativas e são exploradas em detalhe mais tarde ( inclusive nos vídeos). Por enquanto, basta você localizar cada um desses pontos em seu próprio corpo e tocar cada um deles com a ponta dos dedos.
Optamos nesta tradução por deixar as siglas em inglês. Para manter uma denominação universal.
Siglas para ajudar a localizar os pontos de 
Tapping da Receita Básica:

KC- Karate chop: O ponto do karatê está localizado no centro da parte carnuda do lado de fora da sua mão (qualquer uma das mãos) entre a parte superior do punho e da base do dedo do mindinho.... ou falando de outra forma. ... KC é a parte da mão que você usaria para dar um golpe de caratê.
TOH- Top of the head : Ponto do alto da cabeça. Se você fosse desenhar uma linha de uma orelha passando sobre a cabeça até a outra orelha, e outra linha de seu nariz até a parte de trás do seu pescoço, o ponto TOH está ali onde estas duas linhas se cruzam.
EB-Begining of the eyeBrow: Ponto do início da Sobrancelha. Está localizado bem no início da sobrancelha, acima do nariz e mais a direita ou à esquerda. Este ponto é abreviado EB .
SE- Side of the Eye: Ponto do lado externo do olho. Está localizado no osso que finca no canto externo do olho.
EU- Under the Eye: Ponto abaixo do olho . Fica localizado no osso sob um dos olhos cerca de uma polegada abaixo de sua pupila.
UM- Under de Nose: Ponto abaixo do nariz. Está localizado na pequena área entre na parte inferior do seu nariz e parte superior de seu lábio superior.
Ch- Chin : Ponto do queixo. Está localizado a meio caminho entre a ponta inferior de seu queixo e a base do seu lábio inferior. Mesmo não estando diretamente na ponta inferior do queixo, chamamos de ponto do queixo porque é descritivo o suficiente para as pessoas entenderem facilmente.
CB- CollarBone: Ponto da clavícula. Está localizado na junção onde externo (osso do peito), a clavícula e a primeira costela se encontram. Para localizá-lo, primeiro coloque o dedo indicador no declive em forma de U, na parte superior do osso do peito ( local onde o homem faria o nó da sua gravata). Da base do U, mova o indicador para baixo em direção ao umbigo 2,5 cm e, em seguida, vá para a esquerda (ou direita) 2,5 cm. Ele fica no início da clavícula e nós o chamamos de ponto da clavícula, porque isso é muito mais fácil de dizer do que "a junção onde o externo (osso do peito), a clavícula e a primeira costela se encontram."
UA –Under the Arm: Ponto embaixo do braço. Este ponto está localizado do lado do corpo, numa linha direta com o mamilo (homens) ou no meio da lateral do sutiã (para as mulheres). Está a cerca de 10 centímetros abaixo da axila.

Dicas para o Tapping:

Essas dicas respondem às perguntas mais comuns.
Alguns dos pontos de tapping tem pontos equivalentes ou gêmeos em cada lado do corpo. Por exemplo, o ponto do início da sobrancelha no lado direito do corpo tem um ponto gêmeo no lado esquerdo do corpo. Anos de experiência nos ensinaram que você só precisa tocar um desses pontos. No entanto, se você tem as mãos livres certamente você pode tocar em ambos os lados para obter um bom resultado.
Você também pode mudar de lado quando você fizer o tapping nestes pontos. Por exemplo, durante a mesma rodada da receita básica de EFT, você pode fazer o tapping no ponto do caratê em sua mão esquerda e no ponto do início da sobrancelha no lado direito do seu corpo. Isso faz com que o processo de Tapping fique mais simples de fazer.
O Tapping é feito com dois ou mais dedos. Assim você toca uma área maior e garante que o seu Tapping cubra com certeza o ponto correto.
Mesmo que você possa fazer o Tapping com as pontas dos dedos de ambas as mãos, a maioria das pessoas usa a mão dominante. Por exemplo, as pessoas destras usam as pontas dos dedos de sua mão direita, enquanto as pessoas canhotas usam as pontas dos dedos de sua mão esquerda.
Você faz o Tapping cerca de 5 vezes em cada ponto. Não há necessidade de contar porque entre 3 e 7 Tappings em cada ponto é adequado. A única exceção é durante a etapa de preparação (explicada mais adiante), onde o ponto do Caratê ( KC) é tocado continuamente enquanto você repete alguma frase padrão.
O processo é facilmente memorizado. Depois de ter feito o tapping no ponto do caratê ( KC) , o resto dos pontos seguem para baixo ao longo do corpo (ver a sequência dos pontos na figura acima). O ponto da sobrancelha, por exemplo, está abaixo do topo da cabeça. O ponto do lado do olho está abaixo do ponto de sobrancelha. E assim por diante na direção descendente do corpo.

Os Cinco Passos da Receita Básica do EFT Tapping

Estes passos simples também são mostrados no vídeo apresentado abaixo. Por enquanto, apenas se familiarize com os conceitos. O vídeo irá orientá-lo através deste processo de Tapping para que você possa memorizá-lo facilmente.
1. Identifique o problema: Tudo que você faz aqui é fazer uma nota mental do que te incomoda. Este incomodo se torna o alvo no qual vai focar a Receita Básica do EFT Tapping. Exemplos podem ser: dor no ombro, meu pai me envergonhando na minha festa de 8 anos ou não conseguir cantar aquela nota aguda da musica. Tenha certeza que você só está focando em um problema de cada vez. Como você vai aprender mais tarde, tentando combinar questões no processo irá comprometer os resultados.
2. Teste a intensidade inicial: Aqui você estabelece o nível da intensidade do problema antes de começar o Tapping da Receita Básica, atribuindo uma nota ao problema em uma escala de 0-10, onde 10 é o nível pior que o problema já alcançou e zero é nenhuma intensidade para este problema. Esta atribuição de uma nota serve como um ponto de referência para que possamos comparar nosso progresso depois de cada rodada do EFT Tapping. Se, por exemplo, começamos com um 8 e, ao final chegamos a 4, então sabemos que conseguimos uma melhoria de 50%. O número de possíveis problemas que você pode tratar com a Receita Básica do EFT Tapping é infinito e nem todos eles se encaixam perfeitamente nos mesmos tipos de teste. Para o presente estágio de seu aprendizado, no entanto, abaixo estão alguns métodos úteis para ajudá-lo a acessar o seu(s) problema (s) e chegar às suas notas de 0-10 . Eles se aplicam à maioria das questões. >-Para questões emocionais, você pode recriar as memórias em sua mente e acessar os desconfortos que elas revelam. >Para incômodos ou sofrimentos físicos, você pode simplesmente acessar a dor ou desconforto existente. >Para problemas de performance você pode tentar o nível de performance desejado e medir o quão perto você chegou.
3. A Preparação (Setup) : A Preparação é um processo que usamos para iniciar cada rodada de Tapping. Ao formular uma simples frase e ir dizendo-a enquanto continuadamente se faz o Tapping no ponto do KC, você permite que seu sistema saiba que problema você está tentando trabalhar. Ao formular essa frase há duas metas a atingir: 1) reconhecer o problema 2) aceitar a si mesmo, apesar dele Fazemos isto dizendo: "Mesmo que eu tenha este/esta _______________, eu me aceito profunda e completamente” O espaço em branco acima representa o problema que você quer trabalhar, portanto, você pode simplesmente inserir questões como: Esta dor no ombro: "Mesmo que eu tenha essa dor no ombro, eu me aceito profunda e completamente." Este medo de aranhas: "Mesmo que eu tenha esse medo de aranhas, eu me aceito profunda e completamente." Esta humilhação na minha formatura da oitava série: "Mesmo que eu tenha tido essa humilhação na minha formatura da oitava série, eu me aceito profunda e completamente ." Esta dificuldade em fazer lances livres: "Mesmo que eu tenha essa dificuldade em fazer lances livres no jogo de basquete, eu me aceito profunda e completamente." Nem todas os problemas que se vai trabalhar se encaixam perfeitamente em "Mesmo que eu tenha essa/esse ____________," . Portanto você pode ter alguma flexibilidade ao formular sua frase de Preparação ( Setup). Por exemplo, em vez de "este ombro dolorido", você poderia dizer: "Mesmo que o meu ombro esteja doendo, eu me aceito profunda e completamente". Ou em vez de dizer "esta humilhação na minha formatura na oitava série", você poderia dizer: "Mesmo que meu pai tenha me humilhado na minha formatura na oitava série." Ao utilizar o "Mesmo que eu tenha esse/essa _______________," você vai escolher automaticamente algo que representa a sua experiência, a sua reação, ou um problema que você reconhece como algo que pertence a você, que é seu, o que é uma característica importante. Nós não usamos o EFT para um problema de outra pessoa. Por exemplo, em vez de: "Mesmo que meu filho seja viciado em drogas, eu me aceito profunda e completamente", é melhor colocar o foco em sua própria reação, que pode ser: "Mesmo que eu esteja frustrado pela toxico-dependência do meu filho." ou em vez de "Mesmo que meu marido trabalhe demais ...", melhor tentar algo como "Mesmo que eu me sinta sozinha quando meu marido fica até mais tarde no escritório ...". Nosso objetivo com o EFT é focar em nossa faceta do problema em vez de tentar corrigir o problema de outra pessoa. Ao identificar o problema com esta frase, você corrige o zzzzzt ( perturbação) inicial nos bastidores, ou para além das aparências, para que o tapping possa agir e resolver o problema. Importante, importante, o importante: A linguagem que usamos sempre visa formular e atingir o negativo. Isto é essencial porque é o negativo que cria as perturbações energéticas (zzzzzts), que a Receita Básica do EFT resolve ( trazendo então paz para o sistema). Por outro lado, os métodos convencionais e livros de auto-ajuda populares salientam o pensamento positivo e pregam que você deve evitar o negativo. Isso soa como algo bom mas, para os nossos propósitos, apenas cobre o negativo com palavras agradáveis e sonoras. EFT, ao contrário, precisa focar no negativo para que ele possa ser neutralizado. Isto permite que o positivo que e´ natural em nós, suba à tona.
4. A sequência: A Sequencia é o ponto forte da receita básica do EFT Tapping, que estimula / equilibra o fluxo energético do corpo. Para realizá-la, você faz o Tapping em cada um dos pontos indicados no desenho acima sobre enquanto dize uma Frase Lembrete que mantém o sistema conectado com o problema. Listei os pontos, logo abaixo e anotei uma formulação da Frase Lembrete:
  • Topo da Cabeça (TOH = Top of the Head)
  • Início da Sobrancelha (EB = Eyebrow)
  • Lado do Olho (SE = Side of the Eye)
  • Embaixo do Olho (UE= Under the Eye)
  • Embaixo do Nariz (UM = Under Nose)
  • Ponto do Queixo (CH = Chin Point)
  • Início da Clavícula (CB = Collarbone)
  • Debaixo do Braço (UA= Under Arm)
A Frase Lembrete é muito simples, pois você só precisa identificar o problema com algumas breves palavras. Dependendo do seu problema, pode-se dizer o seguinte em cada ponto de Tapping...
"Este ombro dolorido",
"Meu pai me envergonhou",
"Essa dificuldade em cantar essa nota alta."
5. Testar a intensidade de novo: Finalmente, você estabelece uma nota para a intensidade do problema “depois", atribuindo uma nota a ele em uma escala de 0-10. Você compara esta nota com a nota dada antes do Tapping para ver qual foi o seu progresso. Se você não atingir o zero, em seguida repete o processo até que você atinja zero ou chegue a um nível de patamar estável. Você também pode incluir alguns pontos de Tapping adicionais que serão introduzidos na próxima seção deste artigo. Se você não conseguir chegar a um resultado satisfatório, você provavelmente precisará "procurar as raízes do problema. Agora assista ao vídeo abaixo onde ensino a Receita Básica ao vivo. O vídeo assume que você já se familiarizou com os Pontos do Tapping, com as dicas e com os 5 passos da Receita Básica do EFT que foram expostos acima. Portanto, se você precisar, você pode revê-los novamente antes de ver o vídeo.
Nota aos praticantes de EFT que foram treinados antes deste Tutorial: A receita básica do EFT Tapping foi simplificada no seguinte: (1) O que era anteriormente conhecido como o Atalho do EFT é agora a Receita Básica do EFT. Outros pontos e métodos de Tapping, bem como o procedimento 9 Gamut foram repensados e colocados "na prateleira" para uso quando se ficar estagnado em um problema (a ser discutido mais tarde). (2) O termo Reversão Psicológica (PR) foi eliminado porque depois de anos de experiência, eu considero que foi erroneamente nomeado. Na prática, PR é uma forma de ganho / perda secundário(a) ou um novo aspecto do problema original. A correção para o PR permanece na Receita Básica do EFT, pois eu descobri que PR pode ser tratada de forma efetiva quando se trata adequadamente os Aspectos, Eventos Específicos, e Trabalho de Detective (ver artigos posteriores). (3) O Ponto Dolorido , A Técnica da Respiração Clavicular e e do Giro do Olho Chão-Teto foram eliminadas porque raramente as usamos. (4) A ideia de "ajustes nas rodadas subseqüentes", lá onde anteriormente tínhamos trabalhado o problema “remanescente”, não é mais considerada essencial. Também, para dissipar quaisquer preocupações científicas, este alinhamento não mudou o protocolo anterior, do ponto de vista da pesquisa. Os pontos de Tapping básicos e a linguagem permanecem os mesmos. O protocolo da Receita Básica do EFT Tapping, por conveniência e facilidade de aplicação, apenas foi dividido em partes menores . Desta forma, é necessário apenas juntar as partes para chegar ao original usado na pesquisa prévia. Portanto, toda a pesquisa realizada anteriormente é ainda é válida e este tutorial não irá afeta-la. As novas pesquisas podem usar este alinhamento que apresento agora.
“Test Drive”
Agora apliquemos um “test drive” na Receita Básica do EFT. Escolha um problema seu e faça o tapping comigo no próximo vídeo. Apenas com a prática de algumas rodadas você vai incorporar o processo em sua memória e, em seguida, ser capaz de aplicar o EFT a uma grande variedade de problemas. Lembre-se, porém, que você ainda é um iniciante neste método e que, portanto, você pode ou não sentir alívio neste primeiro momento. Totalmente ok. Nosso objetivo neste ponto é de familiarizá-lo com o processo. Os resultados vão se se seguir a medida que você expanda o uso do método. Há muito mais para aprender se você seguir adiante no estudo deste Tutorial ( o que é recomendado).

Outros Pontos de Tapping e procedimentos

Os pontos da Receita Básica do EFT que você aprendeu acima são os que você vai usar em mais de 90% das vezes. Além deles, existem alguns outros pontos que podem ser úteis em determinadas circunstâncias. Se suas rodadas iniciais da Receita Básica não reduziram a intensidade à zero, você pode incluir alguns desses pontos em sua próxima rodada de Tapping para ver se eles ajudam no processo . Vale a pena aprende-los, mesmo nesta fase inicial. Estão descritos a seguir bem como no vídeo alguns parágrafos abaixo.

Os Pontos dos Dedos:

Estes pontos são úteis quando você deseja prolongar a Receita Básica e tentar fazer uma rodada mais minuciosa para os aspectos mais resistentes. Estes
pontos também são úteis quando qualquer um dos pontos regulares de Tapping são difíceis de acessar ou quando por alguma razão causam irritação. Observe também, que ao fazer Tapping nos seus pontos da face e do tronco, você usa a ponta dos dedos e, ao fazê-lo, você também estimula estes pontos dos dedos.
O ponto de Tapping se situa no mesmo lugar para cada dedo e para o polegar. No seu dedo indicador (IF =Index Finger), toque no lado do dedo que está mais próximo do dedo polegar, da ponta do dedo até a base da unha. Depois de ter localizado esse ponto, você facilmente vai encontrar os demais pontos da mão: o MF ( Middle Finger = Dedo do Meio), BF (Baby finger = Dedo Mínimo ou Mindinho) e Th (Thumb =Polegar)
Apenas para simplificar, o dedo anular ( Ring Finger-= dedo do anel) não foi incluído nesta sequência. Para os que estão curiosos do porquê disso, o meridiano envolvido corre no lado oposto desse dedo. Ocasionalmente eu incluo o ponto do dedo anular porque é mais fácil fazer o Tapping nele do que explicar por que eu o escluí do Tapping. No entanto, o processo do EFT e toda sua efetividade foram construídos sem esse ponto e os nossos resultados não são afetados pela sua inclusão ou exclusão.

O Ponto Embaixo do Mamilo - BN = Bellow Nipple (geralmente conhecido como Ponto do fígado):

Você não vai ver este ponto em nossos vídeos da Arte de Fazer EFT ou em outros materiais nossos. Socialmente considero este ponto desconfortável para as mulheres . No homem ele está localizado 2,5 cm abaixo do mamilo. Nas mulheres ele se localiza onde a pelo do peito toca a caixa torácica. Para algumas mulheres, a mama tem de ser levantada de modo que o ponto possa ser encontrado. Eu o incluí para você ter a exposição completa dos pontos e você pode considerar útil usá-lo em algumas circunstâncias. Eu o uso em raras ocasiões. O desenho mostra o ponto de BN em ambos os lados do corpo. Como mencionado anteriormente, você só precisa tocar um dos dois.

O Ponto do Pulso:

Este ponto também é raramente usado, mas gosto de mostrá-lo porque você talvez o encontre em nossos vídeos. Ele está localizado na parte inferior do punho, no ponto médio onde fica a pulseira do relógio. Consulte o desenho para ficar mais claro. Em geral, é mais efetivo fazer o Tapping neste ponto com vários dedos ou mantendo sua mão aberta gentilmente fazer o Tapping com ela na área interior do pulso. Há um ponto similar em cada pulso e, por vezes estes pontos podem ser Tapped ( estimulados) batendo suavemente a parte interna dos pulsos uma contra a outra.

O Procedimento 9 Gamut:

Originalmente desenvolvido pelo Dr. Roger Callahan, a finalidade deste processo de nove passos é engajar ambos os lados do cérebro no Tapping. Isto é realizado através de um Tapping contínuo em um determinado ponto da mão enquanto se executa movimentos oculares específicos, cantarolando e contando. Pode parecer um processo estranho, mas através de uma conexão dos nervos, certas partes do cérebro são estimuladas quando os olhos se movimentam. Da mesma forma, o lado direito do cérebro (o lado criativo)se engaja no processo quando se cantarola uma música e o lado esquerdo (o lado racional) se engaja quando se conta.
O Procedimento 9 Gamut era um elemento regular na Receita Básica por muitos anos, mas agora é opcional, e eu raramente uso. Eu descobri que é útil quando há uma desordem cerebral clara (por exemplo, paralisia cerebral) e o incluirei ocasionalmente, quando o progresso parece se estancar.
É muito difícil explicar este procedimento em palavras e imagens. É mais fácil de entender quando se vê uma demonstração, e você vai encontrar um link para um vídeo após a explicação por escrito.
O Procedimento 9 Gamut é um processo de 10 segundos no qual 9 ações (estimulantes cerebrais) são executadas , enquanto continuamente se toca em um dos pontos energéticos do corpo (o ponto Gamut). Para fazer o procedimento, primeiro você precisa localizar o ponto Gamut.
Ponto Gamut : Para localizar o ponto Gamut, que fica na parte posterior de cada mão, coloque um dedo entre o dedo anular e o dedo mínimo na base dos dedos. A partir desta localização, mova o dedo mais ou menos 1 cm em direção ao seu pulso. Neste lugar você fará o Tapping no ponto Gamut. Por favor, veja a ilustração acima para maior clareza.
9 Ações:
Olhando para frente e mantendo a sua cabeça estática, toque no ponto Gamut continuamente durante a execução das nove ações seguintes:
  1. Olhos fechados.
  2. Olhos abertos.
  3. Olhos para baixo à direita, mantendo a cabeça firme.
  4. Olhos para baixo à esquerda, mantendo a cabeça firme.
  5. Gire seus olhos em um círculo, como se o seu nariz estivesse no centro de um relógio e você está tentando ver todos os números em ordem.
  6. Mesmo que na etapa anterior, mas gire os olhos para outra direção.
  7. Cantarole por 2 segundos de uma música (qualquer música , mas muitas vezes eu uso feliz aniversario). *
  8. Conte rapidamente de 1 a 5.
  9. Cantarole dois segundo de uma música novamente.
* Para algumas pessoas, cantarolar feliz aniversário provoca resistência e pode trazer à tona lembranças de aniversários infelizes. Neste caso, você pode usar EFT sobre essas memórias infelizes e resolvê-los ... ou ... você pode resolver esta questão neste momento cantarolando alguma outra canção.
Agora para esclarecer ainda mais, aqui está um vídeo onde eu demonstro os Pontos dos Dedos, o ponto Abaixo do Mamilo ou ponto BN ( Bellow Nipple, muitas vezes chamado de Ponto de fígado), o Ponto do Pulso e o Procedimento 9 Gamut. O vídeo assume que você ja familiarizou atentamente com as explicações acima. 
Revisão:
Neste artigo, você aprendeu a Receita Básica do EFT Tapping com os seguintes componentes:
  • Os 9 pontos de tapping (KC, TOH, EB, SE, UE, UN, Ch, CB, UA)
  • Frase de preparação no ponto KC (Karatê Point)
  • Frase lembrete para o resto dos pontos
  • Medir a intensidade e o processo de 5 passos
  • Pontos de tapping adicionais (Fingers, BN, Wr, 9 Gamut) 
A receita básica é o primeiro passo para o EFT, você vai rever esse material no curso junto com outros alunos e nossa equipe. 
O curso ensina como usar com detalhes o EFT para aplicar em você ou em outras pessoas. É um curso completo que vai do básico ao avançado diretamente com Gary Craig, criador do método.
É dado em 6 módulos. A cada semana será disponibilizado um novo módulo, até o módulo 6, assim o curso dura 6 semanas. Os vídeos podem ser assistidos em qualquer horário, sem restrições. E os vídeos das semanas anteriores continuarão disponíveis. Ele é feito integralmente pela internet. Isso significa que você pode acompanhar o curso de qualquer lugar do mundo. Ele é acompanhado por nossa equipe através do grupo da Internet, assim você pode tirar todas suas dúvidas durante o curso.
No final do curso nós vamos te enviar um link para fazer download de todas as aulas. Assim você terá isso para sempre em seu computador para poder treinar e relembrar das aulas. As inscrições são limitadas, por que todos alunos são acompanhados durante o curso. Tiramos as dúvidas em nosso grupo e existe um limite de número de pessoas para manter a qualidade do curso.
Outras técnicas que aprende no curso:
  • Respiração Constrictiva
  • Pontos e Procedimentos Complementares
  • Usos e limites da receita básica
  • Ser específico e aspectos
  • Praticando especificidade e aspectos 
  • Importância de testar 
  • Como chegar aos eventos específicos
  • Técnica de contar uma história
  • Escolha de Palavras
  • Exemplificando
  • Efeito Generalizador - Procedimento para a Paz Pessoal
  • Técnica para Traumas sem Lágrimas
  • Estratégias de Sucesso
  • Técnica do Filme
  • Perseguindo
  • Transformando as crenças e percepções
  • Emoções Reprimidas: Clientes não conseguem
  • Clientes que, com EFT, afirmam se sentir piores
  • Técnicas avançadas para testar o trabalho
  • Emprestando benefícios
  • EFT surrogado: trabalho à distância
  • Praticando ETF com bebês e crianças
  • EFT para Performance
E muito mais. Sonia Novinsky, que trabalha a 20 anos diretamente com Gary Craig fará a sua supervisão.
Fonte: http://www.emofree.com.br/receita-basica.html
Nosso site: INSTITUTO TAO - click no link

Outros Pontos de Tapping e procedimentos

Os pontos da Receita Básica do EFT que você aprendeu acima são os que você vai usar em mais de 90% das vezes. Além deles, existem alguns outros pontos que podem ser úteis em determinadas circunstâncias. Se suas rodadas iniciais da Receita Básica não reduziram a intensidade à zero, você pode incluir alguns desses pontos em sua próxima rodada de Tapping para ver se eles ajudam no processo . Vale a pena aprende-los, mesmo nesta fase inicial. Estão descritos a seguir bem como no vídeo alguns parágrafos abaixo.

Os Pontos dos Dedos:


Estes pontos são úteis quando você deseja prolongar a Receita Básica e tentar fazer uma rodada mais minuciosa para os aspectos mais resistentes. Estes
pontos também são úteis quando qualquer um dos pontos regulares de Tapping são difíceis de acessar ou quando por alguma razão causam irritação. Observe também, que ao fazer Tapping nos seus pontos da face e do tronco, você usa a ponta dos dedos e, ao fazê-lo, você também estimula estes pontos dos dedos.
O ponto de Tapping se situa no mesmo lugar para cada dedo e para o polegar. No seu dedo indicador (IF =Index Finger), toque no lado do dedo que está mais próximo do dedo polegar, da ponta do dedo até a base da unha. Depois de ter localizado esse ponto, você facilmente vai encontrar os demais pontos da mão: o MF ( Middle Finger = Dedo do Meio), BF (Baby finger = Dedo Mínimo ou Mindinho) e Th (Thumb =Polegar)
Apenas para simplificar, o dedo anular ( Ring Finger-= dedo do anel) não foi incluído nesta sequência. Para os que estão curiosos do porquê disso, o meridiano envolvido corre no lado oposto desse dedo. Ocasionalmente eu incluo o ponto do dedo anular porque é mais fácil fazer o Tapping nele do que explicar por que eu o escluí do Tapping. No entanto, o processo do EFT e toda sua efetividade foram construídos sem esse ponto e os nossos resultados não são afetados pela sua inclusão ou exclusão.

O Ponto Embaixo do Mamilo - BN = Bellow Nipple (geralmente conhecido como Ponto do fígado):

Você não vai ver este ponto em nossos vídeos da Arte de Fazer EFT ou em outros materiais nossos. Socialmente considero este ponto desconfortável para as mulheres . No homem ele está localizado 2,5 cm abaixo do mamilo. Nas mulheres ele se localiza onde a pelo do peito toca a caixa torácica. Para algumas mulheres, a mama tem de ser levantada de modo que o ponto possa ser encontrado. Eu o incluí para você ter a exposição completa dos pontos e você pode considerar útil usá-lo em algumas circunstâncias. Eu o uso em raras ocasiões. O desenho mostra o ponto de BN em ambos os lados do corpo. Como mencionado anteriormente, você só precisa tocar um dos dois.

O Ponto do Pulso:

Este ponto também é raramente usado, mas gosto de mostrá-lo porque você talvez o encontre em nossos vídeos. Ele está localizado na parte inferior do punho, no ponto médio onde fica a pulseira do relógio. Consulte o desenho para ficar mais claro. Em geral, é mais efetivo fazer o Tapping neste ponto com vários dedos ou mantendo sua mão aberta gentilmente fazer o Tapping com ela na área interior do pulso. Há um ponto similar em cada pulso e, por vezes estes pontos podem ser Tapped ( estimulados) batendo suavemente a parte interna dos pulsos uma contra a outra.

 

O Procedimento 9 Gamut:

Originalmente desenvolvido pelo Dr. Roger Callahan, a finalidade deste processo de nove passos é engajar ambos os lados do cérebro no Tapping. Isto é realizado através de um Tapping contínuo em um determinado ponto da mão enquanto se executa movimentos oculares específicos, cantarolando e contando. Pode parecer um processo estranho, mas através de uma conexão dos nervos, certas partes do cérebro são estimuladas quando os olhos se movimentam. Da mesma forma, o lado direito do cérebro (o lado criativo)se engaja no processo quando se cantarola uma música e o lado esquerdo (o lado racional) se engaja quando se conta.
O Procedimento 9 Gamut era um elemento regular na Receita Básica por muitos anos, mas agora é opcional, e eu raramente uso. Eu descobri que é útil quando há uma desordem cerebral clara (por exemplo, paralisia cerebral) e o incluirei ocasionalmente, quando o progresso parece se estancar.
É muito difícil explicar este procedimento em palavras e imagens. É mais fácil de entender quando se vê uma demonstração, e você vai encontrar um link para um vídeo após a explicação por escrito.
O Procedimento 9 Gamut é um processo de 10 segundos no qual 9 ações (estimulantes cerebrais) são executadas , enquanto continuamente se toca em um dos pontos energéticos do corpo (o ponto Gamut). Para fazer o procedimento, primeiro você precisa localizar o ponto Gamut.
Ponto Gamut : Para localizar o ponto Gamut, que fica na parte posterior de cada mão, coloque um dedo entre o dedo anular e o dedo mínimo na base dos dedos. A partir desta localização, mova o dedo mais ou menos 1 cm em direção ao seu pulso. Neste lugar você fará o Tapping no ponto Gamut. Por favor, veja a ilustração acima para maior clareza.
9 Ações:
Olhando para frente e mantendo a sua cabeça estática, toque no ponto Gamut continuamente durante a execução das nove ações seguintes:
  1. Olhos fechados.
  2. Olhos abertos.
  3. Olhos para baixo à direita, mantendo a cabeça firme.
  4. Olhos para baixo à esquerda, mantendo a cabeça firme.
  5. Gire seus olhos em um círculo, como se o seu nariz estivesse no centro de um relógio e você está tentando ver todos os números em ordem.
  6. Mesmo que na etapa anterior, mas gire os olhos para outra direção.
  7. Cantarole por 2 segundos de uma música (qualquer música , mas muitas vezes eu uso feliz aniversario). *
  8. Conte rapidamente de 1 a 5.
  9. Cantarole dois segundo de uma música novamente.
* Para algumas pessoas, cantarolar feliz aniversário provoca resistência e pode trazer à tona lembranças de aniversários infelizes. Neste caso, você pode usar EFT sobre essas memórias infelizes e resolvê-los ... ou ... você pode resolver esta questão neste momento cantarolando alguma outra canção.
Agora para esclarecer ainda mais, aqui está um vídeo onde eu demonstro os Pontos dos Dedos, o ponto Abaixo do Mamilo ou ponto BN ( Bellow Nipple, muitas vezes chamado de Ponto de fígado), o Ponto do Pulso e o Procedimento 9 Gamut. O vídeo assume que você ja familiarizou atentamente com as explicações acima.

Revisão:
Neste artigo, você aprendeu a Receita Básica do EFT Tapping com os seguintes componentes:
  • Os 9 pontos de tapping (KC, TOH, EB, SE, UE, UN, Ch, CB, UA)
  • Frase de preparação no ponto KC (Karatê Point)
  • Frase lembrete para o resto dos pontos
  • Medir a intensidade e o processo de 5 passos
  • Pontos de tapping adicionais (Fingers, BN, Wr, 9 Gamut)

A receita básica é o primeiro passo para o EFT, você vai rever esse material no curso junto com outros alunos e nossa equipe. 
O curso ensina como usar com detalhes o EFT para aplicar em você ou em outras pessoas. É um curso completo que vai do básico ao avançado diretamente com Gary Craig, criador do método.
É dado em 6 módulos. A cada semana será disponibilizado um novo módulo, até o módulo 6, assim o curso dura 6 semanas. Os vídeos podem ser assistidos em qualquer horário, sem restrições. E os vídeos das semanas anteriores continuarão disponíveis. Ele é feito integralmente pela internet. Isso significa que você pode acompanhar o curso de qualquer lugar do mundo. Ele é acompanhado por nossa equipe através do grupo da Internet, assim você pode tirar todas suas dúvidas durante o curso.
No final do curso nós vamos te enviar um link para fazer download de todas as aulas. Assim você terá isso para sempre em seu computador para poder treinar e relembrar das aulas. As inscrições são limitadas, por que todos alunos são acompanhados durante o curso. Tiramos as dúvidas em nosso grupo e existe um limite de número de pessoas para manter a qualidade do curso.
Outras técnicas que aprende no curso:
  • Respiração Constrictiva
  • Pontos e Procedimentos Complementares
  • Usos e limites da receita básica
  • Ser específico e aspectos
  • Praticando especificidade e aspectos 
  • Importância de testar 
  • Como chegar aos eventos específicos
  • Técnica de contar uma história
  • Escolha de Palavras
  • Exemplificando
  • Efeito Generalizador - Procedimento para a Paz Pessoal
  • Técnica para Traumas sem Lágrimas
  • Estratégias de Sucesso
  • Técnica do Filme
  • Perseguindo
  • Transformando as crenças e percepções
  • Emoções Reprimidas: Clientes não conseguem
  • Clientes que, com EFT, afirmam se sentir piores
  • Técnicas avançadas para testar o trabalho
  • Emprestando benefícios
  • EFT surrogado: trabalho à distância
  • Praticando ETF com bebês e crianças
  • EFT para Performance
E muito mais. Sonia Novinsky, que trabalha a 20 anos diretamente com Gary Craig fará a sua supervisão.