sábado, 15 de abril de 2017

Alguns conselhos para a prática de um sistema de Chi Kung (QiGong)

Os seguintes conselhos aplicam-se à prática de quase todos os sistemas de Chi Kung e, em particular, ao sistema do Mestre Xuan Wu. É impossível para um principiante concentrar-se em todos os pontos, mas escolhendo um ou outro aspecto por sessão de prática poderá ir treinando a capacidade mental de manter todos os requisitos do Chi Kung presentes em simultâneo, quando executa os exercícios.

1. Relaxar
Este é possivelmente o principal conselho que se deve seguir ao praticar Chi Kung. Deve-se tentar reduzir ao máximo a utilização dos músculos não essenciais para os movimentos, e pôr ênfase em esticar ou estirar os músculos, usando uma concentração mental suave, em vez de contrair ou fazer força. A combinação de relaxamento e movimento suave promove a circulação sanguínea, com todos os seus benefícios. A noção de relaxamento deve estender-se ao ritmo e à mente. Mantenha um ritmo suave e confortável; a lentidão é conducente ao relaxamento mental e à indução de um estado semi-meditativo. Não se “esforce” demasiado mentalmente, não se preocupe em demasia com estar tudo correcto e bem feito. Tente descontrair…
2. Persistir
O Chi Kung só pode produzir os seus inúmeros benefícios se for praticado com regularidade. Todos os dias, ou quase todos os dias, é o mínimo aceitável para obter os seus efeitos. O Chi Kung inclui um componente importante de habituação e de condicionamento. Não nos esqueçamos que se trata de um sistema holístico de exercício em que mente e corpo funcionam juntos. É necessário fazer com que mente e corpo estejam intimamente associados nos exercícios. Faça do Chi Kung um hábito diário.
3. Abrir e fechar, expandir e comprimir
Um dos temas recorrentes no sistema de Chi Kung do Mestre Xuan Wu é o do ritmo alternado de fechar e abrir o corpo, expandir e comprimir. Na maioria dos exercícios esse alternar é razoavelmente explícito: o corpo estica até ao máximo, e de seguida volta à postura inicial, deixando o peso cair e as pernas flectir ligeiramente e juntarem-se. Este movimento deve ser realizado suavemente, ou dobrando a coluna para a frente ou baixando e flectindo os joelhos, para em seguida levantar e expandir o corpo todo. Noutros exercícios o abrir e fechar é mais subtil, mais concentrado no próprio sistema energético do praticante. Procure perceber esse ritmo e acompanhar o exercício com a sua mente e respiração. Abra e feche o corpo, a respiração e o foco.
 4. Manipular e massagear a coluna
A coluna é um dos nossos mais importantes “órgãos”. É fundamental na manutenção da postura, na gestão da capacidade de sentir e evitar a dor, e da transmissão de informação ao longo do corpo. Uma coluna saudável ajuda o corpo todo a estar mais saudável. Procure na maioria dos exercícios sentir o “abrir e fechar” da coluna, um “esticar e encolher”. Imagine que as vértebras se afastam ligeiramente e em seguida se juntam novamente. Este movimento subtil é real: é responsável pelo bombear dos fluidos cérebro-espinais, e é talvez um dos mais importantes benefícios do Chi Kung.
Com estes conselhos (que não são os únicos possíveis, mas que servem de ponto de partida) pode agora iniciar a exploração do seu corpo e da sua energia, e embarcar numa viagem que lhe poderá durar toda a vida e aumentar a sua saúde, boa disposição e longevidade! Descontraia, sorria… e pratique Chi Kung!

Mestre Xuan Wu
Fonte: caminho - natural.org

Aulas de Chi Kung / Qi Gong 
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: Instituto TAO



O videotape - Diz o Mestre:

A Sabedoria do Monge Zen e seus ensinamentos...





Faça bom uso deste material, sempre preservando a fonte e os créditos.

Fonte: Maktub - Paulo Coelho

Créditos: Instituto TAO 

(11)2967-0598 ou 3926-0599

www.institutotao.com.br



Nosso site: INSTITUTO TAO - click no link

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Desejos Negativos - O Monje e o Discípulo



Reflexão: Conto de um discípulo, buscando a sabedoria de seu mestre, para aprender a limpar sua mente dos Desejos Negativos.

Fonte: Livro Maktub - Paulo Coelho

Créditos: Instituto TAO - www.institutotao.com.br

(11)2967-0598 / 3926-0599



Nosso site: INSTITUTO TAO click aqui

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Fibromialgia – O coração sente, o corpo dói

O que é Fibromialgia?

Fibromialgia é comumente conhecida como uma condição dolorosa em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, sendo muitas vezes chamada de síndrome por, reunir diversos sintomas clínicos de indisposição, distúrbios do sono, depressão, ansiedade e dores, muitas com sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles.
Há alguns anos atrás, diagnosticava-se essa doença muitas vez como fibrosite fibromialgia-resumoque se trata de um processo inflamatório dos músculos e não era muito levado a sério quando associado a problemas emocionais.
A ciência está chegando a conclusão que a fibromialgia é um tipo de reumatismo somado a grande sensibilidade a dor que o enfermo possa desenvolver.

Causas

As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome. Confira:
  • Regulação de determinadas substâncias do sistemas nervoso central – serotonina e noradrenalina
  • O grande vilão da atualidade o stress psicológico e também problemas endocrinológicos
  • Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome
  • Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia
  • Distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome.
dores_fibromialgia

Fatores de risco

Os médicos alertam para alguns fatores de risco que facilitam o surgimento de fibromialgia. Confira:
  • Problemas para dormir aumentam chances de fibromialgia
  • Sexo: a síndrome é mais comum em mulheres do que em homens, em especial naquelas entre 20 e 50 anos
  • Estar em ambiente muito estressante ou ter vulnerabilidade ao stress
  • Experiências difíceis na infância
  • Histórico familiar: a doença é recorrente entre membros de uma mesma família, indicando que talvez exista algum fator genético envolvido nas suas causas.

Sintomas de Fibromialgia

Confira os principais sintomas da fibromialgia:
  • Dor generalizada: a dor associada à fibromialgia é constantemente descrita como uma dor presente em diversas partes do corpo e que demoram pelo menos três meses para passar
  • Fadiga: pessoas portadores dessa síndrome frequentemente acordam já se sentindo cansadas, mesmo que tenham dormido por muitas horas. O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, a exemplo da apneia e insôniadiagrama-fibromialgia
  • Dificuldades cognitivas: para os portadores de fibromialgia, é mais difícil se concentrar, prestar atenção e focar em atividades que demandem esforço mental
  • Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada (Síndrome do intestino irritável)
  • Problemas de memória e de concentração
  • Dormência e formigamento nas mãos e nos pés
  • Palpitações
  • Sintomas urinários, como ardência para urinar e necessidade de ir ao banheiro com frequência
  • Perda da libido, intensas cólicas menstruais, flutuações constante de peso
  • Depressão chega a cerca de 70% dos pacientes
  • Redução na capacidade de se exercitar.

Buscando ajuda médica

Os sintomas de fibromialgia são muito similares a sintomas de outras síndromes. Geralmente ele é feito por um reumatologista.
Por isso, é importante que, durante a consulta, você:
  • Descreva todos os seus sintomas e a intensidade das dores que sente
  • Fale sobre problemas médicos que teve no passado, bem como o de seus parentes
  • Relate todos os medicamentos e suplementos que toma
Diga ao médico se tem problemas ao dormir. Ele deverá perguntar também sobre eventuais sintomas de depressão e ansiedade.

Diagnóstico de Fibromialgia

O diagnóstico da fibromialgia é feito clinicamente (por meio da história dos sintomas e do exame físico). Não existem testes laboratoriais que possam realizar o diagnóstico, mas o médico pode solicitar exames de sangue para que outras doenças, com sintomas e características parecidos, sejam descartadas entre os possíveis diagnósticos.

Tratamento de Fibromialgia

O tratamento de fibromialgia é mais eficaz quando são unidos medicamentos e cuidados não medicamentosos. O foco é evitar a incapacidade física, minimizar os sintomas e melhorar a saúde de modo geral.
fisioterapia_traumatologica
O tratamento pode envolver:
  • Fisioterapia
  • Programa de exercícios e preparo físico.
  • Métodos para alívio de estresse, incluindo massagem leve e técnicas de relaxamento
  • Terapia cognitivo comportamental.
Existem várias classes de medicamentos que são utilizados em conjunto com o tratamento não medicamentoso. As drogas mais utilizadas são analgésicos de ação central, incluindo algumas drogas antidepressivas e antiepilépticas que têm esta ação analgésica. Medicamentos para melhorarem o padrão do sono e miorrelaxantes também são, frequentemente, utilizados isoladamente ou em conjunto com medicamentos analgésicos.
A terapia cognitivo-comportamental é uma parte importante do tratamento. Com ela, você aprenderá a:
  • Lidar com pensamentos negativos
  • Manter um diário de seus sintomas e dores
  • Reconhecer o que agrava seus sintomas
  • Buscar praticar atividades agradáveis
  • Estabelecer limites.
Os grupos de apoio também podem ser úteis.
Entre outras recomendações estão:grafico-fibromialgia
  • Seguir uma dieta bem balanceada
  • Evitar cafeína
  • Manter uma boa rotina de descanso para melhorar a qualidade do sono
  • Acupressão e acupuntura.
Os casos graves de fibromialgia podem ser encaminhados a uma clínica especializada em dor. O tratamento geralmente se dá com equipe multidisciplinar composta por reumatologista, fisioterapeuta e psicólogo ou psiquiatra para um melhor diagnóstico.
O hospital das Clínicas (Fisiatria) é uma opção para buscar tratamento medicamentoso.

Tratamentos Alternativos

A falta de magnésio no organismo – encontrado em carne, leite e vegetais verde-escuros – pode provocar espasmos nos músculos e dores. Pesquisas apontam que mulheres com fibromialgia que consumiram 300 mg de magnésio, diariamente, por oito semanas, sentiram menos dor. “O correto é avaliar os níveis de magnésio no organismo por meio de exame de sangue para ver se é o caso de fazer uma suplementação”, afirma Wilson Rondó, especialista em medicina ortomolecular (SP).
acumpuntura_fibromialgia
A acupuntura tem se mostrado um tratamento auxiliar que ajudar muita amenizando as dores, apesar de cientificamente não ter sido nada comprovado.

O shiatsu é essa massagem japonesa diminui as dores crônicas generalizadas, de acordo com uma pesquisa da fisioterapeuta Susan Yuan, da Universidade de São Paulo (USP). Após 16 sessões do tratamento, foram observados efeitos muito positivos também no sono. O shiatsu desbloqueia o fluxo de energia vital, cujo acúmulo em áreas do corpo provoca dor. Isso melhora a circulação sanguínea, reduz a tensão muscular e libera analgésicos naturais.
A dança do ventre é uma modalidade que que diminui a dor e aumenta a vitalidade, de acordo com uma pesquisa apresentada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). As 40 mulheres que se submeteram a duas aulas da dança por semana, por quatro meses, sentiram maior bem-estar em comparação com outras 40 pacientes que fizeram exercícios regulares. A explicação: a autoestima foi elevada, o que refletiu no estado geral de cada uma delas.
A massagem segundo estudo espanhol, pesquisadores submeteram os pacientes a 90 minutos de massagem miofacial durante 20 semanas. Resultado: menos dor e ansiedade. No método, o fisioterapeuta faz o alongamento do tecido que envolve o músculo e que normalmente é contraído com a doença.
A yoga para mulheres deve ser feita todos os dias, durante 20 a 40 minutos, sentem menos dor e fadiga decorrentes da fibromialgia. A conclusão é do estudo liderado pelo Ph.D. James W. Carson, do Centro de Compreensão da Dor da Oregon Health & Science University (EUA). As técnicas de respiração induzem ao relaxamento e evitam os incômodos. A prática de tai chi chuan também é válida: as posturas e as técnicas de respiração trabalham corpo e mente, o que melhora a qualidade do sono e diminui a depressão e o ciclo de dor. Porém, é possível que um ou outro movimento de ioga ou tai chi desencadeiem dor sobre alguma musculatura. É preciso passar por uma avaliação com um terapeuta antes.

Convivendo/ Prognóstico

A fibromialgia é uma síndrome de longa duração com flutuações frequentes na intensidade da dor. Seguindo o tratamento corretamente e tomando os devidos cuidados dentro de casa, os sintomas tendem a melhorar. Mais importante ainda: com os devidos cuidados, a pessoa com fibromialgia não perde sua capacidade funcional.
Em casa, você pode tomar algumas medidas para ajudar no tratamento e a conviver melhor com a doença. Veja exemplos:
  • Reduza o estresse diário
  • Durma o suficiente para estar descansado no dia seguinte
  • Exercite-se regularmente, isso é muito importante.
  • Mantenha um mesmo ritmo de vida
  • É importante evitar álcool, cigarros e cafeína
  • Preserve um estilo de vida saudável.
referencias_fibromialgia

Medicamentos

Existe uma enorme quantidade de tipos diferentes de medicamentos usados para controlar os sintomas da fibromialgia. Muitos deles tem mostrado eficiência direta no sistema nervoso central, sendo esses os antidepressivos e as drogas anticonvulsivantes. Os medicamentos que agem diretamente na dor, como anti-inflamatórios e analgésicos, são menos eficazes. Devendo ser usados em associação com os antidepressivos, potencializando seus efeitos contra dor.

Prevenção

Não há formas de prevenção para a fibromialgia.

O Especialista indicado

O especialista para fazer o diagnóstico da fibromialgia é o reumatologista.

Conclusão

Mulheres com fibromialgia apresentaram tendência de humor deprimido, sendo que essa característica se apresenta associada a fatores sociodemográficos e clínicos, geralmente devido quadro de dor generalizada que debilita o organismo e desmotiva a mente. Como ainda não foi identificada cientificamente a cura por se tratar de uma doença não só que ataca o físico, mas muitas das vezes tendo início na mente, existem tratamentos alternativos que vem apresentando melhoras em alguns casos.
Obs.: Não foi citado nomes de medicamentos por que a intensão da matéria é passar a maior conhecimento possível sobre a fibromialgia e não medicar. Caso alguém tenha os sintomas citados deve procurar o Reumatologista por que só é possível o diagnósticos através de uma investigação clinica e muitas vezes envolvendo outros especialistas como psicólogo e fisioterapeutas.
Fonte: http://www.mulheresid.com.br
Nosso site: INSTITUTO TAO click no link


Ciclo e Debate: A ditadura da beleza - Instituto Tao

Neste encontro as participantes poderão entender e debater com a psicóloga Kelly Alessandra e a terapeuta holística Rosangela Ramos: 

Doenças causadas pela obsessão do corpo ideal: 

- O que é Vigorexia? Quais são as causas

- O que é Anorexia e Bulimia Nervosa? Quais as complicações

- O que é a Síndrome da distorção da imagem corporal? Primeiros sinais e sintomas

- O que é Ortorexia? Consequências

Desvendando a beleza:

- Padrões pré estabelecidos

- A beleza, viagem no tempo

- Distúrbios

Dúvidas e Debate entre as participantes

Público alvo: Somente Mulheres





Informações: (11)2967-0598 ou 3926-0599



Nosso site: INSTITUTO TAO click no link

domingo, 9 de abril de 2017

Dia Mundial do Tai Chi Chuan e Qi Gong (Chi Kung)

O Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung (World Tai Chi & Qigong Day - WTCQD) é um evento realizado anualmente no último sábado do mês de Abril para divulgar e promover as práticas de Tai chi chuan e de chi kung pelo mundo.
A missão deste esforço multinacional é divulgar publicamente o crescente conjunto de pesquisas na área médica relacionadas às práticas corporais da medicina tradicional chinesa e dar referências que facilitem aos interessados encontrar instrutores de tai chi chuan e de chi kung nos locais onde vivem.
  

A Organização do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung

A organização internacional para a realização do evento é realizada no escritório do "World Tai Chi & Qigong Day", no Overland Park, Kansas, USA.
Os eventos locais são organizados independentemente por escolas, grupos, ou associações locais de Tai Chi Chuan e de Chi Kung. O formato dos eventos varia a cada local, geralmente envolvem aulas gratuitas e grandes exibições.
O evento anual no último sábado de Abril é aberto ao público às 10 horas da manhã, atualmente com celebrações em mais de 60 países distribuídas em centenas de cidades. Inicia-se na Nova Zelândia e agrega participantes da Oceania, Ásia, África, Europa, América do Norte, e América do Sul, concluindo com os eventos finais no Havaí quase que um dia após o início das comemorações na Nova Zelândia, deviso às diferenças de fusos horários. A celebração incluí grandes exibições de Tai Chi Chuan e Chi Kung em diversas cidades, e aulas abertas gratuitas nas cidades com maior participação.



A organização disponibiliza através de seu site informações sobre Tai Chi Chuan e Chi Kung, incluindo:
  • pesquisas da área da saúde,
  • informações sobre a relação do Tai Chi Chuan e do Chi Kung com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC),
  • o que iniciantes em Tai Chi Chuan e Chi Kung devem esperar de uma aula,
  • exemplos em vídeo ou audio de diversas formas de Tai Chi Chuan e de exercícios de Chi Kung.
  • links organizados em um banco de dados que possibilita localizar publicações, associações, escolas e grupos de Tai Chi Chuan e Chi Kung em diversos países.
  • um diretório que lista referências sobre instrutores destas práticas em todo o mundo, sem qualquer discriminação relativa aos estilos dos praticantes. A postagem de referências é aberta a todos, os professores não são examinados ou recomendados de maneira especial.

Objetivos

  • 1. Divulgar as mais recentes pesquisas da área médica sobre os benefícios do Tai Chi Chuan e do Chi Kung para a saúde.
  • 2. Divulgar a crescente adoção das práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa em áreas diversas como o ambiente empresarial, a educação, ou a reabilitação de usuários de drogas e de apenados.
  • 3. Oferecer uma visão global de cooperação para a saúde e cura que ultrapasse as fronteiras geopolíticas, e também um apelo para que as pessoas de todo o mundo adotem a sabedoria proveniente de todas as culturas.

História

Primeiro evento do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung, realizado em Kansas City, Missouri, USA
Este movimento de escala mundial teve início oficialmente em 1999. O evento inaugural que inspirou toda esta mobilização aconteceu em 1998 no pátio do Museu de Arte Nelson Atkins, em Kansas City, Missouri, onde o Clube de Tai Chi de Kansas City realizou uma exibição integrada a aulas abertas de Tai Chi para cerca de 200 pessoas. O telejornal da CNN divulgou o evento, ampliando sua repercussão para o nível nacional e internacional em poucos anos.

Reconhecimento Oficial

Os eventos do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung participaram do projeto "Movimento para a Saúde", realizado pela Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas.
Também foram proclamados oficialmente por governadores de diversos estados dos Estados Unidos, incluindo: California, Connecticut, Georgia, Illinois, Kansas, Maryland, Massachusetts, Missouri, Nebraska, Nevada, New Jersey, North Carolina, Ohio, Oklahoma, Pennsylvania, Texas, e Utah. Em alguns destes estados o Senado ou o legislativo tornou a data oficial, como ocorreu em New York e Puerto Rico. No Brasil a comemoração da data foi instituída oficialmente no Estado de São Paulo em 2009 pela Assembléia Legislativa.
Prefeitos de diversas grandes cidades em todo o mundo também proclamaram oficialmente a realização do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung, incluindo: Buenos Aires, (Argentina); Austin, (Texas); Osasco, (Brasil), Cupertino, (California), El Paso, (Texas); Hastings, (Nebraska); Pemberton and Willingboro, (New Jersey); Patchogue & Rochester, (New York); San Angelo, (Texas); Scranton & York ,(Pennsylvania); St. Louis, (Missouri); St. Augustine, (Florida); Toledo, (Ohio); Ashville, (North Carolina); Suffolk County, (New York);Belo Horizonte, MG,Brasil eNiterói, RJ, (Brasil).

O Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung no Brasil

O Brasil participa das comemorações do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung desde o ano 2000.
Entre outros locais, a data já é comemorada há vários anos em diversos estados: no Paraná, em Curitiba; no Distrito Federal, em Brasília; em São Paulo, nas cidades de Ribeirão Preto e São Paulo; no Rio de Janeiro, em Niterói; e no Rio Grande do Norte, em Natal e Parnamirim, em Minas Gerais, Belo Horizonte no Parque Municipal Américo René Gianneti, e também em São Sebastião do Paraíso.

No Estado de São Paulo
Reconhecendo oficialmente a data já celebrada há diversos anos por um grande número de associações de Tai Chi Chuan do estado, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo instituiu a Semana do Tai Chi Chuan através da lei 13.448, de 10 de março de 2009, de autoria do deputado estadual Marcos Martins, que é celebrada anualmente no último sábado do mês de abril.
Fonte: https://pt.wikipedia.org 
            https://www.intaokf.com

Aulas de Chi Kung / Qi Gong 
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO click no link