domingo, 22 de outubro de 2017

Qi Gong dos Portais de Energia

Energy Gates TM Qigong (Qigong dos Portais de Energia) é um sistema de auto-cura de qigong (chi kung) originário da China. Conhecida há mais de 3.000 anos, esta prática de Qigong é para aqueles que levam a sério a aprendizagem de Tai Chi, Qigong ou qualquer forma de trabalho energético.

Qigong dos Portais de Energia é uma parte central do programa de Qigong Energy Arts porque ele ensina os fundamentos de como ativar e utilizar o chi, sua energia de força vital, para melhorar a saúde, reduzir o estresse e reverter os efeitos do envelhecimento.
O Qigong dos Portais de Energia irá ajudá-lo a integrar e praticar os componentes da força interna, conhecidos como Neigong, tais como:
  • Respiração
  • Alinhamentos e distrubuição de peso nas pernas e nos pés
  • Ativação da coluna vertebral e
  • Dissolução.
Você não vai encontrar um conjunto de exercícios de Qigong que seja mais eficiente para acessar o seu poder interno, liberando seus nervos e melhorando sua energia, do que aquilo que o Qigong dos Portais de Energia oferece em apenas seis exercícios.  
-Bruce Frantzis

Os portais de energia do seu seu corpo são as principais estações de retransmissão onde a força do seu chi (qi) é regulada. Muitos portais estão localizados nas articulações ou, mais precisamente, no espaço real entre os ossos de uma articulação.

O conceito dos portais de energia, originalmente elaborado pelos Taoístas, tem sido transmitido desde a China antiga. Os Portais de energia devem ser experienciados diretamente com a mente em seu corpo, porque eles são parte da energia sutil do seu corpo.

Você aprenderá a experienciar estes pontos para canalizar o fluxo de seu chi de forma a estimular o corpo sutil na maior medida possível. A primeira sessão de treinos no Qigong dos Portais de Energia é entrar em cada portal e dissolver através deles.
Existem 23 pontos principais para acessar na prática de pé:
  1. Bai hui, ou a coroa da cabeça.
  2. O terceiro olho, os olhos, o centro das orelhas e a têmpora. Também os quatro pontos da mandíbula.
  3. Onde a língua toca o céu da boca e o entalhe da garganta.
  4. A base do crânio e entre cada uma das vértebras cervicais (pescoço) até a sétima vértebra cervical na base do pescoço.
  5. De onde a língua toca o céu de sua boca até o final do esterno, em uma linha aproximadamente da largura da sua boca.
  6. Os quatro pontos do ombro.
  7. Os cotovelos.
  8. Os pulsos.
  9. As mãos (todos os pontos).
  10. As articulações onde as costelas conectam-se ao esterno, os espaços entre as costelas, as articulações onde as costelas conectam-se com a coluna vertebral, a área entre a omoplata e a coluna vertebral. Só para as mulheres: os portais dos seios (diretamente atrás dos mamilos).
  11. O plexo solar.
  12. Toda a barriga, começando na frente e dissolvendo através dos órgãos internos em direção à coluna vertebral.
  13. O tantien* e o mingmen**.
  14. Todos os pontos ao longo da coluna vertebral, desde o occipital até o cóccix, com especial atenção para o occiptal, a sétima vértebra cervical, a vértebra no centro das omoplatas, aquela na base das omoplatas, mingmen** e o cóccix.
  15. As concavidades dos quadris, os ossos pélvicos e kwa (isto é, a área dentro da crista frontal dos ossos dos quadris)
  16. O ânus.
  17. Os órgãos genitais.
  18. O períneo.
  19. Os joelhos.
  20. Os tornozelos.
  21. Os pés.
  22. Abaixo do solo.
  23. Acima da cabeça.
* Tantien é a região do baixo ventre, localizada a cerca de cinco centímetros abaixo do umbigo e no centro da área pélvica.
** Mingmen é o ponto de acupuntura localizado na curvatura lombar entre a segunda e a terceira vértebras.

O Qigong dos Portais de Energia é composto de seis exercícios sequenciais:
  1. De pé em três partes: afundando, escaneando e dissolvendo o seu chi.
  2. Cloud Hands (Mãos de Nuvem)
  3. The First Swing (O Primeiro Giro)
  4. The Second Swing (O Segundo Giro)
  5. The Thrid Swing (O Terceiro Giro)
  6. O Alongamento Taoísta da Coluna Vertebral
As técnicas do Qigong dos Portais de Energia formam a base para os aspectos de força e saúde das tradições de cura do Qigong (Chi Gung/Chi Kung) e do guerreiro Taoísta. Aprendendo e praticando, você tomará o primeiro passo mais importante para alcançar saúde e vivacidade genuínas e duradouras.

O Qigong dos Portais de Energia ensina a manter um alinhamento corporal correto, mudar a distribuição de peso suavemente ao girar o corpo e Respiração da Longevidade. Todos são conceitos básicos necessários para o desenvolvimento de uma saúde energética, o que é mais importante do que estar em boa forma física ou apenas ter boa aparência.

Estes exercícios centrais de Qigong melhoram o fluxo de chi, postura e equilíbrio, e relaxam a tensão nos músculos, articulações, ligamentos e órgãos internos. Eles também maximizam a circulação de todos os fluidos corporais, sanguíneos e linfáticos. A fluidez do chi por todo seu corpo também reforça o sistema imunológico.

O elemento principal do Qigong dos Portais de Energia é aprender a ficar de pé por um mínimo de 15 minutos por dia. Esta poderosa técnica de Neigong (Nei Gung, Nei Kung) aumenta a consciência interna, desenvolve chi dentro do seu corpo e ensina você a perceber onde seu chi está bloqueado.

No começo você aprende como escanear seu corpo por meio de sua mente, começando na parte superior da cabeça e descendo até os pés. Esta prática preliminar treina você para relaxar internamente e sentir seu corpo.

Com o tempo e a prática, você progride e pode usar a intenção da sua mente para dissolver chi bloqueado e abrir grandes portais de energia específicos do seu corpo. Você vai se sentir mais vivo assim que seu chi começar a circular mais livremente.

Fonte: Energy Arts - click aqui

Aulas de Chi Kung / Qi Gong
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: Instituto TAO - click aqui