sábado, 13 de janeiro de 2018

Sobre os Mantras

1) Para que servem os mantras?
A palavra mantra significa em sânscrito instrumento para o pensamento [adequado] (man = pensamento, mente; tra = instrumento). Basicamente, um mantra é uma fórmula sonora que tem um significado, uma vibração, e tem como objetivo lembrar algo importante para o praticante.
Nesse sentido, os mantras obedecem a um princípio duplo, que é o que orienta todas as práticas meditativas:
1) Por um lado, constituem uma preparação para purificar os pensamentos;
2) Por outro, são práticas de contemplação que têm o objetivo de relembrar o ensinamento.
Esse som pode consistir em um monossílabo, como o mantra Om, uma frase curta, como Om Gam Ganapataye namah (eu saúdo Ganesha, o deus-elefante), ou uma estrofe de 24 sílabas, como é o caso do Gayatri mantra. O mantra pessoal é prescrito tradicionalmente por um mestre, em função da necessidade e do perfil psicológico do praticante.
2) Como podemos usar os mantras na prática? Por exemplo, quantas vezes podemos repetí-los?
Tradicionalmente, um número razoável de repetições é 108. Para um mantra polissilábico como o Gayatri, por exemplo, isso significa uns 20 minutos por prática. No entanto, há práticas como o purashcharana, em que se fazem 1000 repetições diárias até completar 2.400.000 ao cabo de sete anos. Isso totaliza 100.000 repetições por cada uma das 24 sílabas do mantra.
Outra maneira de usar os mantras é associar a sua repetição mental com a respiração, como no caso do ajapa japa, técnica que consiste em acompanhar a observação da respiração com a mentalização do mantra soham.
3) O que precisamos fazer para entoá-los?
Kularnava Tantra nos ensina que há três formas de fazer um mantra: mentalmente, murmurando, e em voz alta. Dessas maneiras, considera-se que o mantra murmurado seja mais poderoso que aquele feito em voz alta, e que o mantra feito mentalmente seja mais eficiente que o murmurado.
No entanto, a mesma escritura nos aconselha a mudarmos de técnica quando percebermos que estamos perdendo a concentração ou quando estamos nos distraíndo, passando da repetição mental para a verbalização em voz alta ou vice-versa.
É possível também associar o mantra com um yantra, um símbolo. Por exemplo, ao gayatri mantra corresponde o yantra do mesmo nome, que pode ser visualizado mantendo-se os olhos fechados ou focalizado com eles abertos durante a meditação.
4) Quais são os efeitos dos mantras?
Os mantras têm a capacidade de servir como foco para que a mente se concentre. Ela tem a sua própria agenda e difícilmente pode ser controlada. Se você percebe esta dificuldade na sua meditação, isso significa que sua mente é totalmente normal. Respire aliviado, pois isso acontece com todo o mundo.
Seu trabalho durante o mantra, consiste justamente em trazer incessantemente a mente de volta para o som do mantra e refletir sobre seu significado. Isso traz como consequência o aquietamento da mente. Essa paz mental não é um fim em si mesmo, mas um meio para conseguir o discernimento, para preparar-se para a libertação, moksha. Muito embora os mantras possam ser usados para relaxar, combater a ansiedade ou o estresse, esse fim não deve ser esquecido.
5) Como funcionam?
Conhecer o significado do seu mantra, se você tem um, é fundamental. Tem pessoas que afirmam que os mantras não tem significado, ou que saber o que o mantra quer dizer não é importante, para afastar a desconfiança dos cristãos, ou para apresentar a prática da meditação sobre eles como algo científico. Se o mantra foi especialmente escolhido para você, como é que ele não tem significado? Como posso confiar na eficiência desse mantra ou nas boas intenções de tais professores?
Rudrayamālā, um texto antigo de Yoga, diz:
Os mantras feitos sem a correspondente ideação 
são apenas um par de letras mecanicamente pronunciadas. 
Não produzirão nenhum fruto, mesmo se repetidas um bilhão de vezes.
Mantras sem significado não funcionam. Todo mantra tem um significado ou aponta para algum aspecto da Realidade Ilimitada, adequada como tema de reflexão para cada praticante.
6) Por que fazê-los-los em sânscrito?
Na tradição hindu, os mantras são chamados Śruti, revelação. Isso significa que esses sons não foram criados por um autor humano, mas percebidos em estado de meditação pelos sábios da antiguidade, chamados rishis.
Esses sons descrevem as diferentes revelações que estes sábios tiveram, e servem como indicadores para orientar os humanos em direção ao autoconhecimento. Por exemplo, os mahāvakyas, as grandes afirmações da tradição dizem: aham Brahma'smi, "Sou a Consciência Ilimitada", tat tvam asi, "tu és Esse (Ilimitado)" ou ayam Ātma Brahman, "Esta individualidade é  o Ilimitado".
A língua sânscrita é considerada uma língua revelada, portanto sagrada, assim como o aramaico, o hebraico ou o latim o são para a religião judaico-cristã. Como língua, o sânscrito tem a virtude de conseguir comunicar nuanças de significados muito sutis, e sua vibração sonora produz efeitos não somente na mente mas também, por resonância, nos corpos energético e material.
Por outro lado, o fato de que estes mantras estão sendo recitados nessa língua há milênios, por milhões de pessoas incessantemente, torna a sua força muito especial. A prática dos mantras nos permite e facilita a conexão com as verdades para as quais eles apontas.

Fonte: www.yoga.pro.br

INSTITUTO TAO - Equilíbrio para você!
Aulas de Chi Kung / Qi Gong:
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

Ventosaterapia

O nadador Michael Phelps, o maior medalhista das Olímpiadas de todos os tempos, estreou nas competições dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Além do já esperado alto rendimento nas piscinas, o estadunidense chamou a atenção do mundo por outro motivo: marcas avermelhadas bastante visíveis na região dos ombros e costas. Na internet, eram várias as teorias dos internautas para se tentar explicá-las, gerando inclusive piadas de que tais marcas eram resultado do atleta estar dormindo sobre as tantas medalhas que possui. Entretanto, as marcas de Phelps eram, na verdade, resultado de uma milenar técnica chinesa: a ventosaterapia. Mas qual a utilidade desse método? Será esse um dos segredos do sucesso nas piscinas do nadador?
ventosaterapia

Ilustração de livro antigo demonstra a técnica milenar da ventosaterapia


Uma técnica milenar chinesa

ventosaterapia é uma técnica criada na China há aproximadamente três mil anos, mas que se tornou muito conhecida no Egito e no Oriente Médio, para depois, ser utilizada no resto do mundo. Denominada em mandarim como huo guan, que significa “escavação de fogo”, a ventosaterapia é praticada através do conceito de que auxilia o fluxo de energia vital do corpo humano, o chamado “qi” pela medicina tradicional chinesa, reestabelecendo o seu equilíbrio – a idéia de yin e yang.
Mesmo sendo considerada um pouco diferente e até mesmo estranha aos olhares de alguns países ocidentais, a ventosaterapia é vista como uma técnica de desintoxicação do corpo, sendo bastante popular principalmente entre as gerações mais antigas da população chinesa.
 ventosaterapia

ventosaterapia utiliza copos redondos para criar um força de sucção na pele


Como funciona a ventosaterapia?

ventosaterapia é uma forma de acupuntura, que funciona através do aquecimento de um líquido inflamável no interior de copos de vidro – ou até mesmo de plástico ou silicone- de formato redondo. Quando a chama se apaga, dentro dos copos cria-se um vácuo parcial, funcionando como uma ventosa. Assim, com a diferença entre as pressões externa e interna do objeto, uma força de sucção é criada, o que serve para estimular o fluxo sanguíneo nas regiões do corpo em que são aplicados. As ventosas são retiradas da pele após cerca de 10 minutos, deixando uma sensação de calor durante certo tempo. A sucção acaba então causando marcas vermelhas na pele, como as tão notadas em Michael Phelps durante as Olímpiadas, e que devem desaparecer no período de três a quatro dias. Quanto mais escuras são as marcas deixadas pela técnica, mais pobre seria a circulação naquela área específica do corpo.
técnica milenar, que inicialmente era realizada utilizando copinhos feitos de bambu, ganhou até uma segunda versão, também comum na China e em países muçulmanos, sendo nesses últimos chamada de Hijama. A diferença é que a Hijama, ou ventosaterapia molhada, é realizada a partir de um pequeno corte na pele antes de se aplicar as ventosas no local. Dessa forma, a sucção retira também uma pequena quantidade de sangue do paciente.
ventosaterapia

As regiões em que é aplicada a ventosaterapia ficam com manchas que desaparecem em até quatro dias

Benefícios da ventosaterapia

Os usuários da técnica chinesa da ventosaterapia afirmam que ela alivia dores musculares, ajuda em casos de artriteinsônia, problemas de infertilidade e celulite. O objetivo com a técnica é de assim melhorar a vascularização, atraindo um maior número de células, maximizando a nutrição muscular e óssea dos locais aplicados. Dessa forma, além de tratar dores, a ventosaterapia pode ser utilizada também como método de tratar lesões, preveni-las e até mesmo melhorar performances.
Além desses benefícios, a medicina tradicional chinesa considera que essa terapia ainda auxilie na desobstrução de pontos energéticos que estejam obstruídos, causando um efeito semelhante a sessões de massagem. Os chineses acreditam que dores são sintomas de que a energia está parada em uma determinada região do corpo e, por isso, transportam essa ideia para suas técnicas medicinais e terapêuticas, como a ventosaterapia.
Especialistas dizem que a ventosaterapia é uma técnica segura, mas que ainda não tem comprovações clínicas que garantam realmente sua eficácia.
ventosaterapia

Marcas da ventosaterapia em Michael Phelps, que chamaram a atenção durante as Olímpiadas do Rio


A opção contra lesões dos atletas

ventosaterapia
Foto veiculada em rede social do nadador demonstra aplicação de ventosaterapiaem Michael Phelps
ventosaterapia ganhou destaque nos olhares de todo o mundo quando o maior medalhista olímpico da História, o nadador Michael Phelps, apareceu recentemente com estranhas marcas roxas e avermelhadas nas costas e nos ombros, durante as competições de natação nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.
Alvo de atenção com Phelps, a descoberta do segredo dessas marcas revelou que a técnica é mais comum do que se imaginava entre atletas. Seus adeptos do esporte afirmam que a ventosaterapia é uma opção para ajudar na minimização de dores e na recuperação da fadiga decorrente de treinos e competições frequentes.  No caso do nadador, por exemplo, as marcas arredondadas nos ombros e costas constatam os objetivos da técnica chinesa: a ventosaterapia foi utilizada justamente nos membros mais requisitados nos atletas da natação, que, portanto, ficam mais sujeitos a lesões e dores.
ventosaterapia
A nadadora Natalie Coughlin também é adepta da ventosaterapia
Mesmo com diversas outras técnicas à disposição dos atletas para a redução de dores e tratamentos de lesões (como massagens, sauna, banhos de gelo e compressas), a ventosaterapia não só foi a escolhida por Phelps, mas também é cada vez mais comum entre outros atletas, principalmente dos Estados Unidos. Os também nadadores como a estadunidense Natalie Coughlin, o bielorusso Pavel Sankovich, além do ginasta Alex Naddour são outros nomes que comprovadamente são usuários da terapia chinesa.

Quem mais pode utilizar a ventosaterapia?

Mesmo sendo destaque de utilização para o tratamento de atletas, a ventosaterapia não é exclusividade deles. Além deles, muitos famosos adotaram a técnica, como as atrizes Gwyneth Paltrow e Jennifer Anniston, e os cantores Justin Bieber e Victoria Beckham. Ou seja, não é preciso ser um atleta para aderir à ventosaterapia.
ventosaterapia
A atriz Jennifer Anniston com marcas decorrentes da técnica chinesa
Mesmo com a aparência das marcas tão visíveis da aplicação da ventosaterapia, há divergências entre os usuários sobre a intensidade da dor provocada pela técnica chinesa. A sensação que a terapia causa na pessoa tratada seria de tensão, seguida de uma pressão e calor nas áreas em que é aplicada. Mesmo causando uma impressão visual não muito boa, através da sucção da pele dentro dos copos transparentes, o método seria mais desconfortável do que realmente doloroso. Entretanto, na internet foram veiculados vídeos e declarações de atletas tratados pela ventosaterapia reclamando da sensação de dor durante a técnica.
Mesmo com as controvérsias sobre a sensação de dor da ventosaterapia, é unânime a opinião de que é imprescindível a procura dos interessados por um profissional capacitado para que seja realizada a aplicação da técnica.
Huo guan: mais um legado chinês que atravessou as fronteiras do gigante asiático para se expandir ao redor do globo.

Por Camila Sakamoto, diretamente de São Paulo, SP, Brasil
FONTES: BBC, Folha de São Paulo

INSTITUTO TAO - Equilíbrio para você!
Aulas de Chi Kung / Qi Gong:
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP

Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

Moxa ou Moxabustão: a Cura Através do Calor

Medicina Tradicional Chinesa é, com certeza, um tesouro nacional para todos os chineses. Com mais de cinco mil anos de história, as técnicas da medicina chinesa e seus efeitos se difundiram pelo mundo e, hoje, estão presentes em mais de 160 países. Com certeza você já ouviu falar em algumas das terapias dessa medicina tão antiga, como, por exemplo, a Ventosaterpia, que ficou muito conhecida durante as Olimpíadas de 2016 no Brasil, a Fitoterapia e os tratamentos através dos chás. A acupuntura, por exemplo. é uma das terapias mais conhecidas da Medicina Tradicional Chinesa, estando, inclusive, legalmente presente em muitos planos de saúde, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Mas você já ouviu falar da moxa, também conhecida como moxabustão?
moxa

A terapia da moxa ajuda a prevenir e tratar dores crônicas

A Moxa ou Moxabustão: o que é?

A terapia da moxa, também conhecida como moxabustão, é uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa que funciona como uma acupuntura térmica feita através da combustão das ervas Artemisia sinensis e Artemisia vulgaris sobre os pontos dos meridianos da acupuntura, chamados em chinês de Jing Luo. Daí vem a denominação moxabustão, a qual significa, literalmente, “longo tempo de aplicação do fogo”.
moxa

O sistema de meridianos é a base da acupuntura e da terapia com moxabustão

Descoberto há 7 mil anos, o sistema de meridianos é responsável pela comunicação e distribuição da energia (Qi) e do sangue (Xue) pelo corpo humano. De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa, através de determinados pontos ao longo dos meridianos (linhas verticais e horizontais que atravessam o corpo), é possível reequilibrar as energias dos órgãos e do corpo como um todo. Assim, a terapia com a moxa, assim como a acupuntura, estimula a circulação da energia e do sangue, ajudando a tratar e a prevenir dores e doenças crônicas, além de aliviar o estresse, a ansiedade, a depressão e a insônia.
Acredita-se que a moxa, terapia tão comum no Oriente, seja ainda mais antiga que a própria acupuntura, pois deriva da técnica da cauterização. Na Medicina Tradicional Chinesa, o uso da combustão de plantas no tratamento de dores e doenças data do último período Chou. Instruções para o uso da combustão da Artemísia já são encontradas no Tradicional Tratado de Zuo, em 581 a.C., e também no clássico da Medicina da Dinastia Han Oriental “Discussão das doenças causadas pelo frio”. Ao longo da história, as técnicas foram aprimoradas e passadas adiante, não só através de livros, mas também, e, principalmente , através da própria prática.
A acupuntura e a terapia com moxabustão são as técnicas da Medicina Tradicional Chinesa mais bem aceitas em todo o mundo e foram, no ano de 2010, incluídas oficialmente na lista de patrimônios mundiais. A alta eficácia, aliada ao baixo custo e à ausência de efeitos secundários, é um dos motivos para a popularização destas técnicas no Ocidente.
 moxa
A acupuntura e a moxa são as terapias mais aceitas internacionalmente da Medicina Tradicional Chinesa

Os benefícios das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa, como da acupuntura e da moxabustão, ganham, a cada dia, novos adeptos. Além disso, o governo chinês vem promovendo e divulgando ainda mais a Medicina Tradicional Chinesa no cenário internacional. O presidente Xi Jinping enfatizou, em diversas oportunidades, a importância da medicina chinesa e suas terapias no intercâmbio e cooperação cultural internacional.

Como funciona?

moxa 
Na forma direta da terapia com a moxa, podem ser colocados cones de moxa diretamente em contato com a pele sobre os pontos da acupuntura

Existem dois tipos de terapias com a moxa: a direta e a indireta. Na forma direta, mais comum no Oriente e também a mais antiga, uma pequena quantidade de moxa é queimada em cima do ponto de acupuntura desejado, entrando diretamente em contato com a pele. Em alguns casos, a moxabustão é apagada antes de queimar a pele e causar cicatrizes; em outros, a erva é toda queimada sobre o ponto na pele e pode causar queimaduras. Nessa técnica existem acupunturistas que adicionam sal e fatias de gengibre e alho à camada de moxa, para aproveitar as propriedades destas substâncias.
 moxa

Na terapia indireta, a moxa pode ser combinada com as agulhas da acupuntura

No entanto, no Ocidente, e, portanto, no Brasil, a forma indireta é a mais popular e comum, por ser indolor e não causar queimaduras e cicatrizes. Na terapia indireta, um bastão de moxa, mais ou menos como um charuto, é segurado próximo à pele, sobre a área que se pretende tratar, até que a área fique vermelha. Nessa técnica, é também comum que se utilize a moxa juntamente com as agulhas da acupuntura.
No Brasil, a terapia com a moxabustão ganha cada vez mais espaço e ajuda muitas pessoas a aliviar dores crônicas e síndromes causadas pelo ritmo cada vez mais acelerado de vida.
E você, o que acha de experimentar?
Fique ligado no blog para mais notícias, informações e curiosidades da China!

 Por Ana Yamashita, diretamente de Americana, SP, Brasil
Fontes: Acupuncture Today; Saúde Dicas; China Hoje; Medicina Chinesa

INSTITUTO TAO - Equilíbrio para você!
Aulas de Chi Kung / Qi Gong:
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

O que é Massoterapia?

Técnicas milenares que hoje já são muito utilizadas para tratamentos e prevenção de doenças. Mais do que isso, a massoterapia é uma ótima aliada na promoção da saúde!

Imagine uma série de técnicas que juntas, podem aliviar a dor muscular, combater o estresse, promover a sensação de bem estar, estimular a circulação sanguínea, entre outros benefícios que veremos mais adiante.
Agora imagine que, estas técnicas milenares, hoje fazem o maior sucesso e cada vez mais são procuradas por pessoas que estão em busca da qualidade de vida e de pessoas que querem e já fazem da massoterapia mais que uma profissão, um estilo de vida saudável!
Para os que gostam de definições mais técnicas e se perguntam “O que é Massoterapia?”, podemos defini-la como um conjunto de técnicas de massagens orientais e ocidentais que tem como objetivo proporcionar o bem estar, saúde e qualidade de vida para o indivíduo através de manobras terapêuticas como deslizamento, amassamento, fricção, pinçamento e vibração.
A massoterapia realiza a manipulação manual dos tecidos moles do corpo, além de movimentos nas articulações.
O que é massoterapia?

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MASSOTERAPIA?

Quando pensamos na massoterapia ou massagem em geral, logo pensamos em relaxamento.
Os benefícios da massagem vão muito além de relaxamento. Ela pode ser usada como um complemento a tratamentos convencionais, pois atua na causa e não em sintomas de uma pessoa.
Podemos destacar os seguintes benefícios da massoterapia:
  • Promove a sensação de bem estar
  • Ajuda no controle dos sintomas de estresse
  • Alivia tensões e ajuda o combate da ansiedade
  • Alivio de dores musculares
  • Estímulo da circulação sanguínea
  • Elimina resíduos metabólicos do corpo
  • Fortalece o sistema imunológico
Como nem “tudo são flores”, em alguns casos é importante conhecer as contraindicações da massagem para evitarmos qualquer tipo de transtorno para nossa saúde.

ONDE COMEÇOU?

Não é possível definirmos com exatidão a história e origem da massoterapia. Em 300 A.C, na China, foi publicado “O Clássico da Massagem” que é a primeira obra da qual temos conhecimento.

A MASSOTERAPIA NOS DIAS ATUAIS

No mundo onde a pressa, correria e estresse, cada vez fazem mais parte do dia a dias pessoas, é fundamental uma pausa até para que seus corpos possam voltar ao seu equilíbrio (conhecida como homeostase). Muitas pessoas têm recorrido à massoterapia como uma forma de recuperar suas energias através de algumas técnicas de massagem. Massagem em shoppings, spas e cursos de massagem já são muito fáceis de serem encontrados.
Não é de estranhar que hoje em dia, muitas empresas têm fornecido aos seus funcionários sessões de massagem durante o expediente. Estas empresas puderam comprovar que alguns minutos de pausa durante o trabalho, aliado com sessões de massagem são capazes de proporcionar um ambiente mais produtivo e criativo, além de se tornar um diferencial em um mundo cada vez mais competitivo.

CONCLUSÃO SOBRE O QUE É MASSOTERAPIA

Podemos concluir que a massoterapia é um aliado no combate ao estresse da vida moderna e uma excelente ferramenta para promoção da qualidade de vida.
Se pensarmos que desde os primórdios da nossa civilização a massoterapia já era utilizada para manter a saúde, o que dirá agora que estamos cercados de fatores externos que limitam nosso bem estar?
Fonte: www.dicasdemassagem.com.br
INSTITUTO TAO - Equilíbrio para você!
Aulas de Chi Kung / Qi Gong:
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui


Diferenças entre Massoterapia e Fisioterapia

Conheça a diferença entre estas duas profissões que tem como objetivo em comum a promoção da saúde em geral

Você sabe qual a diferença entre massoterapia e fisioterapia?
Se você for um profissional da área é bem provável que saiba a diferença entre fisioterapia e massoterapia, porém, para o público leigo em geral, há diversas dúvidas que envolvem estas duas profissões. Portanto, neste artigo, iremos conhecê-las melhor, entender suas indicações e quais seus objetivos em geral!

O QUE É MASSOTERAPIA?

Como abordamos no artigo: O que é massoterapia, a massoterapia é um conjunto de técnicas de massagens de origem ocidental e oriental e se tornou um grande aliado no combate do estresse da vida moderna e uma poderosa ferramenta na promoção da saúde e qualidade de vida.
Não é possível comprovar a origem da massoterapia, mas algumas práticas de massagem são datadas desde 300 A.C.
O massoterapeuta é um profissional da saúde e tem a formação técnica de 1200 horas onde aprende diversas técnicas de massagens orientais e ocidentais e utiliza suas mãos como principal ferramenta de promoção da saúde.

QUAL A INDICAÇÃO DA MASSOTERAPIA?

A massoterapia é indicada como complemento em diversos tratamentos de doenças, mas principalmente indicada para a prevenção de doenças e promoção da qualidade de vida através de massagens.
Como citado no artigo “benefícios da massagem”, a massagem combate o estresse da vida moderna, mas seus objetivos vão muito além de relaxamento. Vale a pena também a leitura deste artigo!

O QUE É FISIOTERAPIA?

Como abordado no artigo “o que é fisioterapia”, o profissional fisioterapeuta é fundamental para nossa sociedade, pois também atuam na prevenção, manutenção e promoção da saúde e reabilitação.
O fisioterapeuta é um profissional com formação acadêmica superior de 4 anos e tem a reabilitação do ser humano o seu principal foco e objetivo, utilizando recursos físicos para o tratamento e reabilitação de seus pacientes.
fisioterapia

QUAL A INDICAÇÃO DA FISIOTERAPIA?

A fisioterapia é indicada na reabilitação do ser humano, tornando-os aptos ao retorno de suas atividades do dia a dia que às vezes são prejudicados devido a doenças, alterações genéticas, acidentes traumáticos, entre outras situações.

CONCLUSÃO

É muito comum em fóruns de redes sociais vermos alguns questionamentos sobre o que é melhor, fisioterapia ou massoterapia?
Na verdade não há uma resposta pronta para esta pergunta. A melhor resposta na verdade seria: Depende!
Por mais que alguns objetivos finais sejam comuns entre a massoterapia e a fisioterapia, o meio utilizado para a promoção da saúde é diferente, pois enquanto o massoterapeuta utiliza suas mãos como ferramenta, o fisioterapeuta pode também utilizar o recurso da massagem, mas é mais comum utilizar recursos físicos e aparelhos para a reabilitação.
Não há como negar que a formação de um fisioterapeuta é bem mais completa de que um massoterapeuta no que envolve conteúdo técnico sobre o funcionamento do corpo humano. Porém, em relação ao conhecimento prático da massagem em si, o massoterapeuta possui uma formação muito maior que um fisioterapeuta.
Mais do que explicar sobre a diferença entre massoterapia e fisioterapia, nosso principal objetivo com este artigo é mostrar que as duas profissões são extremamente fundamentais para nossa sociedade e que cada profissional tem o seu devido espaço e reconhecimento junto às pessoas.
Fonte: www.dicasdemassagem.com.br
INSTITUTO TAO - Equilíbrio para você!
Aulas de Chi Kung / Qi Gong:
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui

O que é a Massagem Bioenergética

Uma massagem com efeitos terapêuticos, relaxante e calmante

Muitos brasileiros já estão conhecendo os benefícios da massagem devido a grande repercussão que as terapias manuais vem ganhando com o tempo.
Hoje em dia é possível encontrar estilos diferentes de massagens, algumas relaxantes e outras com finalidade terapêutica. Sendo assim, vamos conhecer agora um destes estilos, que é a massagem bioenergética.
Veremos neste artigo o que é massagem bioenergética e quais os seus benefícios. Confira!
O que é Massagem Bioenergética

O QUE É MASSAGEM BIOENERGÉTICA?

Como citado anteriormente, a massagem bioenergética se trata de uma técnica terapêutica, onde é utilizada a que também é chamada de terapia bioenergética, sendo que nesta, o objetivo é manipular os músculos, assim como também os tecidos de pele e articulações, para que, seja possível obter o deslizamento, pressão e também vibração, fazendo com que se obtenha a consequência do bem estar físico, e também mental da pessoa que recebe a massagem.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA MASSAGEM BIOENERGÉTICA?

De acordo com o que é dito pelos profissionais que utilizam esta técnica, é possível verificar uma série de benefícios em quem recebe este tipo de massagem, como por exemplo:
  • Melhora do sistema muscular
  • Melhora do sistema circulatório
  • Melhora do sistema nervoso
  • Melhora dos sintomas de ansiedade
  • Melhora dos sintomas da depressão
  • Aumento da autoestima

CONCLUSÃO SOBRE O QUE É MASSAGEM BIOENERGÉTICA

O que é feito pelo terapeuta especializado nesta técnica é massagear especificamente os canais que são considerados como de energia, o que são chamados como meridianos, onde estão localizados nos órgãos do nosso corpo, como por exemplo, pulmão, rim, coração, e também o intestino.
Nos dias de hoje, podemos encontrar com facilidade diversos profissionais que sejam especializados nesta técnica tanto em clínicas, como também em spas, entre outros centros que estejam relacionados à aplicação de massagem, sendo assim, se ainda tiver alguma dúvida sobre o assunto, o ideal é conversar com o profissional que irá aplicar.
Fonte: www.dicasdemassagem.com.br

INSTITUTO TAO - Equilíbrio para você!
Aulas de Chi Kung / Qi Gong:
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO - click aqui