segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Alimentos com carotenoides ajudam a conquistar bronzeado

Durante o verão, quando as atenções estão todas voltadas para as praias brasileiras, mulheres disputam um lugar na areia para ficarem bronzeadas. Uma maneira simples de potencializar a ação do sol sobre a pele está em um cardápio leve e nutritivo composto por legumes e verduras ricos em carotenoides.


Vegetais com as cores verde-escura, laranja e também amarelada são grandes fontes da substância
Foto: Shutterstock
Substâncias que ajudam na síntese da vitamina A e estimulam a produção de melanina - principal responsável pelo tom dourado da pele durante o verão -, os carotenoides estão presentes, principalmente, em vegetais com as cores verde-escura, laranja ou também amarelada.
Vegetais com as cores verde-escura, laranja e também amarelada são grandes fontes da substância
Foto: Shutterstock


Entre os alimentos mais conhecidos pela substância está a cenoura. Mas além dela, mamão, manga, abóbora, batata-doce, espinafre, brócolis e couve reforçam a cor dourada na pele. No entanto, é preciso se atentar para a quantidade colocada no prato. “Em excesso no organismo, o betacaroteno (um tipo de carotenoide) tende a deixar as pessoas com aspecto alaranjado, até mesmo nas palmas das mãos”, alerta Thabata Martins, nutricionista do Zahra Spa & Estética, de São Paulo.
Incluir na dieta diária um prato de salada com alimentos ricos em carotenoides, no almoço e no jantar, já garante o sucesso do bronzeado na estação. “Tanto quem ainda vai à praia quanto quem já voltou e quer manter a corzinha por mais tempo pode se beneficiar da dieta”, explica Thabata. Além de estimular a produção de melanina, esses alimentos possuem ação antioxidante, ou seja, permitem que a pele sofra menos com os sinais do tempo.Cuidados ao se expor ao sol 
Mesmo os carotenoides criando uma barreira de proteção natural na pele, o protetor solar não deve ser deixado de lado. “De maneira alguma as pessoas devem deixar de usar o filtro. Essa dieta acelera o processo, mas não substitui a proteção contra os raios UVA e UVB”, afirma Fernando Passos de Freitas, dermatologista de São Paulo.
Para conquistar a cor do verão, o recomendado é aproveitar o sol somente antes das 11h e depois das 15h, assim, o bronzeado será gradativo e mais duradouro. “O sol faz bem para a pele, mas deve ser sempre com parcimônia, pois assim como os alimentos, seu excesso pode fazer mais mal do que bem”, finaliza Fernando.  : Fonte:http://beleza.terra.com.br/alimentos-com-carotenoides-ajudam-a-conquistar-bronzeado

Site: INSTITUTO TAO - click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário