segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dor na coluna: veja como identificar o problema através dos sintomas

Você sente dor de cabeça todo dia? Uma sola do seu sapato está diferente da outra? Estes e outros sintomas podem significar problemas na coluna. Veja lista completa

Conviver com dores nas costas sem tratamento pode prejudicar diferentes órgãos e funções motoras. "Em geral, as dores na coluna tem relação com alterações nos discos intervertebrais, músculos, ligamentos e nervos, que podem ter início em diversas regiões do corpo", explica o osteopata Gabriel Boal. Incômodos nas pernas, nos braços e até aquela dor de cabeça persistente podem estar ligadas a problemas de coluna.

Para Fernanda Sá, fisioterapeuta do Centro Multidisciplinar da Dor, saber identificar o tipo de dor nas costas pode ajudar muito no diagnóstico e tratamento do problema. "As dores nas costas tendem a seguir um padrão de acordo com o tipo. Dores musculares costumam dar sensação de peso, tensão e cansaço, que piora no final do dia. Já uma dor de origem neural provoca queimação, choque, fisgada e formigamento na região. A dor óssea pode ocorrer por uma ampla variedade de doenças, como a osteoporose, e pode prejudicar muito a qualidade de vida do paciente. Neste caso, ela provoca sensação de aperto, peso e fisgada, piorando com o esforço físico", diz a especialista. A seguir, veja como identificar a dor na coluna através de sintomas que, nem sempre, começam na região das costas:



  • Dor de cabeça

    Segundo a fisioterapeuta Fernanda Sá, do Centro Multidisciplinar da Dor, "uma dor de cabeça pode ter sua causa na coluna se ela for persistente ou aumentar com estresse emocional, esforço físico e ansiedade. Chamada de cefaleia cervicogênica, ela pode ser erroneamente diagnosticada como enxaqueca."
  • Pernas

    O problema pode estar na coluna se os seus sapatos sempre ficam mais gastos em uma região e uma sola fica diferente da outra. "Para ter certeza se a alteração da pisada está interferindo na postura, realizamos a barapodometria, um exame computadorizado capaz de diagnosticar a origem do problema", diz Gabriel Boal. De acordo com a fisioterapeuta Fernanda Sá, solas gastas de formas diferentes podem indicar escoliose e até disfunções nos ossos da bacia.
  • Pescoço

    De acordo com o osteopata Gabriel Boal, "a cervicalgia é uma dor que atinge a base do pescoço e pode ter relação com algum problema de coluna. Regular a altura da tela do computador e praticar atividades físicas estão entre as orientações para evitar este tipo de dor".
  • Ombros e braços

    Segundo Fernanda Sá, dores de coluna podem irradiar para os braços, provocar alterações na cintura (um lado mais cavado quando comparado ao outro) e ombros em alturas diferentes. "Carregar a bolsa pesada sempre no mesmo ombro pode piorar o quadro. O ideal é usar mochila, mas se você não abre mão da bolsa, escolha um modelo produzido em material leve, reveze os ombros, não carregue no antebraço e não exagere no conteúdo, que deve corresponder a, no máximo, 10% do seu peso corporal", explica o fisioterapeuta Marco Aurélio Neves, do Zahra SPA & Estética.
  • Fonte: http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/dor-na-coluna-veja-como-identificar-o-problema-atraves-dos-sintomas
  • Site: INSTITUTO TAO - click aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário