domingo, 9 de abril de 2017

Dia Mundial do Tai Chi Chuan e Qi Gong (Chi Kung)

O Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung (World Tai Chi & Qigong Day - WTCQD) é um evento realizado anualmente no último sábado do mês de Abril para divulgar e promover as práticas de Tai chi chuan e de chi kung pelo mundo.
A missão deste esforço multinacional é divulgar publicamente o crescente conjunto de pesquisas na área médica relacionadas às práticas corporais da medicina tradicional chinesa e dar referências que facilitem aos interessados encontrar instrutores de tai chi chuan e de chi kung nos locais onde vivem.
  

A Organização do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung

A organização internacional para a realização do evento é realizada no escritório do "World Tai Chi & Qigong Day", no Overland Park, Kansas, USA.
Os eventos locais são organizados independentemente por escolas, grupos, ou associações locais de Tai Chi Chuan e de Chi Kung. O formato dos eventos varia a cada local, geralmente envolvem aulas gratuitas e grandes exibições.
O evento anual no último sábado de Abril é aberto ao público às 10 horas da manhã, atualmente com celebrações em mais de 60 países distribuídas em centenas de cidades. Inicia-se na Nova Zelândia e agrega participantes da Oceania, Ásia, África, Europa, América do Norte, e América do Sul, concluindo com os eventos finais no Havaí quase que um dia após o início das comemorações na Nova Zelândia, deviso às diferenças de fusos horários. A celebração incluí grandes exibições de Tai Chi Chuan e Chi Kung em diversas cidades, e aulas abertas gratuitas nas cidades com maior participação.



A organização disponibiliza através de seu site informações sobre Tai Chi Chuan e Chi Kung, incluindo:
  • pesquisas da área da saúde,
  • informações sobre a relação do Tai Chi Chuan e do Chi Kung com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC),
  • o que iniciantes em Tai Chi Chuan e Chi Kung devem esperar de uma aula,
  • exemplos em vídeo ou audio de diversas formas de Tai Chi Chuan e de exercícios de Chi Kung.
  • links organizados em um banco de dados que possibilita localizar publicações, associações, escolas e grupos de Tai Chi Chuan e Chi Kung em diversos países.
  • um diretório que lista referências sobre instrutores destas práticas em todo o mundo, sem qualquer discriminação relativa aos estilos dos praticantes. A postagem de referências é aberta a todos, os professores não são examinados ou recomendados de maneira especial.

Objetivos

  • 1. Divulgar as mais recentes pesquisas da área médica sobre os benefícios do Tai Chi Chuan e do Chi Kung para a saúde.
  • 2. Divulgar a crescente adoção das práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa em áreas diversas como o ambiente empresarial, a educação, ou a reabilitação de usuários de drogas e de apenados.
  • 3. Oferecer uma visão global de cooperação para a saúde e cura que ultrapasse as fronteiras geopolíticas, e também um apelo para que as pessoas de todo o mundo adotem a sabedoria proveniente de todas as culturas.

História

Primeiro evento do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung, realizado em Kansas City, Missouri, USA
Este movimento de escala mundial teve início oficialmente em 1999. O evento inaugural que inspirou toda esta mobilização aconteceu em 1998 no pátio do Museu de Arte Nelson Atkins, em Kansas City, Missouri, onde o Clube de Tai Chi de Kansas City realizou uma exibição integrada a aulas abertas de Tai Chi para cerca de 200 pessoas. O telejornal da CNN divulgou o evento, ampliando sua repercussão para o nível nacional e internacional em poucos anos.

Reconhecimento Oficial

Os eventos do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung participaram do projeto "Movimento para a Saúde", realizado pela Organização Mundial da Saúde das Nações Unidas.
Também foram proclamados oficialmente por governadores de diversos estados dos Estados Unidos, incluindo: California, Connecticut, Georgia, Illinois, Kansas, Maryland, Massachusetts, Missouri, Nebraska, Nevada, New Jersey, North Carolina, Ohio, Oklahoma, Pennsylvania, Texas, e Utah. Em alguns destes estados o Senado ou o legislativo tornou a data oficial, como ocorreu em New York e Puerto Rico. No Brasil a comemoração da data foi instituída oficialmente no Estado de São Paulo em 2009 pela Assembléia Legislativa.
Prefeitos de diversas grandes cidades em todo o mundo também proclamaram oficialmente a realização do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung, incluindo: Buenos Aires, (Argentina); Austin, (Texas); Osasco, (Brasil), Cupertino, (California), El Paso, (Texas); Hastings, (Nebraska); Pemberton and Willingboro, (New Jersey); Patchogue & Rochester, (New York); San Angelo, (Texas); Scranton & York ,(Pennsylvania); St. Louis, (Missouri); St. Augustine, (Florida); Toledo, (Ohio); Ashville, (North Carolina); Suffolk County, (New York);Belo Horizonte, MG,Brasil eNiterói, RJ, (Brasil).

O Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung no Brasil

O Brasil participa das comemorações do Dia Mundial do Tai Chi e Chi Kung desde o ano 2000.
Entre outros locais, a data já é comemorada há vários anos em diversos estados: no Paraná, em Curitiba; no Distrito Federal, em Brasília; em São Paulo, nas cidades de Ribeirão Preto e São Paulo; no Rio de Janeiro, em Niterói; e no Rio Grande do Norte, em Natal e Parnamirim, em Minas Gerais, Belo Horizonte no Parque Municipal Américo René Gianneti, e também em São Sebastião do Paraíso.

No Estado de São Paulo
Reconhecendo oficialmente a data já celebrada há diversos anos por um grande número de associações de Tai Chi Chuan do estado, a Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo instituiu a Semana do Tai Chi Chuan através da lei 13.448, de 10 de março de 2009, de autoria do deputado estadual Marcos Martins, que é celebrada anualmente no último sábado do mês de abril.
Fonte: https://pt.wikipedia.org 
            https://www.intaokf.com

Aulas de Chi Kung / Qi Gong 
Segundas/Quartas/Sextas - 9h às 10h / 18:30h às 19:30h
Venha fazer uma aula experimental (sem compromisso)
Informações: (11) 2967-0598 ou 3926-0599
Rua Dias da Silva, 1158 - Vila Maria - SP
Visite nosso site: INSTITUTO TAO click no link


Nenhum comentário:

Postar um comentário